Como fazer um recurso especial ser admitido?
Índice
- Como fazer um recurso especial ser admitido?
- O que acontece quando o recurso especial não é admitido?
- Qual o endereçamento do recurso especial?
- Qual a providência a ser tomada se o recurso extraordinário ou se o recurso especial não for admitido pelo tribunal de origem?
- Qual o prazo para apresentar o recurso especial?
- Qual o meio utilizado para contestar o recurso especial?
- Qual a pena do Recurso Especial?
- Qual o prazo de julgamento do Recurso Especial?
Como fazer um recurso especial ser admitido?
Isto é, para que seja cabível recurso especial, a lei exige que o recorrente tenha se insurgido previamente em face da lesão à lei federal suscitada no recurso, ainda que o faça por embargos de declaração.
O que acontece quando o recurso especial não é admitido?
Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo de instrumento, no prazo de dez dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justiça, conforme o caso.
Qual o endereçamento do recurso especial?
Obs.: em RESP, enderece sua peça ao “Presidente do Tribunal de Justiça do Estado …”, e não ao “Presidente do Poder Judiciário do Estado …”. Outro endereçamento possível é ao “Desembargador Federal Presidente do Tribunal Regional Federal da … Região”.
Qual a providência a ser tomada se o recurso extraordinário ou se o recurso especial não for admitido pelo tribunal de origem?
Caso o recurso venha ser inadmitido, será cabível o agravo ao tribunal superior, nos termos do artigo 1042 do CPC/15. ... Após o julgamento do recurso especial, os autos devem ser remetidos ao Supremo Tribunal Federal para julgamento do recurso extraordinário.
Qual o prazo para apresentar o recurso especial?
Assim, publicada a decisão que apresente lesão à lei federal ou, ainda, negue seguimento ao Recurso Especial, a parte terá o prazo de 15 dias para apresentar o recurso cabível. O Novo CPC trouxe, no § 1º do art. 1.029, uma mudança significativa no recurso especial.
Qual o meio utilizado para contestar o recurso especial?
Recurso Especial é o meio utilizado para contestar, perante o Superior Tribunal de Justiça, uma decisão proferida por um Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal, desde que a decisão recorrida contrarie um tratado ou lei federal, ou ainda lhes negando vigência; julgue válido um ato de governo local contestado em face de ...
Qual a pena do Recurso Especial?
O Recurso Especial está previsto no artigo 105, inciso III, da Constituição. A PEC 119/2019, se aprovada, permitirá a execução provisória da pena após decisão em segunda instância.
Qual o prazo de julgamento do Recurso Especial?
O Recurso Especial, cabível em face de decisão de tribunal superior que apresenta lesão à lei federal, com seu objeto devidamente prequestionado e prazo de 15 (quinze) dias para interposição, será processado e julgado pelo STJ, considerado pela Constituição Federal como “guardião da legislação federal”.