Quais as etapas do psicodiagnóstico infantil?

Índice

Quais as etapas do psicodiagnóstico infantil?

Quais as etapas do psicodiagnóstico infantil?

Há, portanto, algumas etapas básicas deste processo, sendo elas: o enquadre, em que são realizados os acordos com paciente como os valores, os prazos, objetivos, entre outros; a anamnese (entrevista com os pais ou responsáveis); aplicação da bateria de testes; correção e análise de dados; devolutiva, que deve ser dada ...

Como fazer uma avaliação psicológica infantil?

As técnicas mais indicadas para avaliação psicológica infantil são observações da interação entre a criança e seus familiares, entrevistas com os pais (anamnese) e com a criança (uso de técnicas lúdicas), testes psicológicos e outros instrumentos.

Qual a importância do psicodiagnóstico em psicoterapia infantil?

O psicodiagnóstico não é apenas uma coleta de dados que através da organização do entendimento clínico irá orientar o processo psicoterápico. ... É uma prática delimitada, que tem a função de obter a descrição e compreensão de modo global da personalidade do paciente ou também do grupo familiar.

Como é feito o psicodiagnóstico?

É um processo cientifico que é limitado no tempo, utilizando testes e técnicas psicológicas em nível individual ou não para entender aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso e comunicar os resultados, na base dos quais são propostas as soluções.

O que é o psicodiagnóstico infantil?

O processo psicodiagnóstico infantil é uma ferramenta interventiva da psicologia com objetivo pautado em investigar aspectos que geraram e/ou mantém o contexto da demanda recebida.

O que é um enquadre no processo do psicodiagnóstico?

Enquadre é o contrato informal do psicólogo com o paciente. É o enquadramento da forma como o psicólogo trabalha. Nesse sentido, é variável, ou seja, não é possível trabalhar da mesma forma com vários pacientes, pois a idade do paciente também influi no enquadre escolhido.

Qual o papel da avaliação infantil na psicologia?

Para além do aspecto diagnóstico, a avaliação psicológica infantil pode ter um papel de prevenção, uma vez que possibilita precocemente a identificação de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida.

O que avaliar na psicoterapia infantil?

A psicoterapia infantil serve para descobrir o que está ruim para ajudar a criança a lidar com os seus sentimentos negativos. Para isso, já que a criança não é capaz de analisar os seus problemas, o psicólogo recorre a instrumentos que ela se identifica, como o jogo, o brincar e o desenho.

Qual é a importância do psicodiagnóstico?

O objetivo do processo psicodiagnóstico segundo OCAMPO (1981), é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro. ... O processo estabelece um plano de avaliação, num tempo previamente contratado entre paciente ou responsável e o psicólogo.

Quais os passos para a realização de um psicodiagnóstico?

ETAPAS DO PSICODIAGNÓSTICO Segundo Ocampo (2003) PRIMEIRO CONTATO E ENTREVISTA INICIAL COM O PACIENTE; APLICAÇÃO OU USO DE TESTES E TÉCNICAS ORDENADAS E SELECIONADAS DE ACORDO COM O CASO; ENCERRAMENTO DO PROCESSO: DEVOLUÇÃO ORAL AO PACIENTE (E/OU A SEUS PAIS); INFORME ESCRITO AO REQUERENTE.

Qual a finalidade do psicodiagnóstico infantil?

Através do encaminhamento escolar e do consentimento do responsável pela criança, a realização deste estudo viabilizou uma discussão sobre a atividade prática do psicodiagnóstico infantil. Possibilitando analisar o estudo de caso, levando em consideração as influências negativas do seu campo relacional, ou seja, as influências na base familiar.

Como foi feito o psicodiagnóstico?

No caso, com base no encaminhamento, decidiu-se fazer um psicodiagnóstico com dois objetivos básicos, de classificação nosológica e de entendimento dinâmico, para que o laudo fornecesse ao mé- dico não só uma explicação do caso, mas tam- bém uma compreensão que lhe facilitasse o manejo.

Quais são as etapas do psicodiagnóstico?

Quais são as etapas do processo? Agora que você já sabe o que é o psicodiagnóstico, vamos te mostrar quais são as etapas desse processo clínico. Embora seja flexível e seja modificado dependendo do profissional, há etapas e fatores indispensáveis nesse diagnóstico, como os que listamos abaixo:

Qual a proposta acadêmica para o psicodiagnóstico?

O presente estudo atende à proposta acadêmica para experienciar a prática profissional, procurando superar as dificuldades que o psicólogo pode enfrentar em relação aos conteúdos numa situação real de realização do psicodiagnóstico.

Postagens relacionadas: