Quem deve fazer o planejamento familiar?
Quem deve fazer o planejamento familiar?
1º O planejamento familiar é direito de todo cidadão, observado o disposto nesta Lei. Art. 2º Para fins desta Lei, entende-se planejamento familiar como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.
De quem é a responsabilidade do planejamento familiar?
O planejamento familiar é uma decisão livre do casal, sendo que não existe qualquer interferência do Estado nesta questão, porém é de inteira responsabilidade dos pais a convivência com os filhos menores.
Como é entendido o planejamento familiar?
De acordo com a lei, o planejamento familiar é entendido como as ações de regulação de fecundidade que garantam direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da família por parte da mulher, do homem ou do casal. É vedado o uso dessas práticas para controle demográfico.
Como o planejamento familiar deve ser exercido?
O planejamento familiar é um direito de todos os cidadãos, garantido pela Constituição Federal do país. Porém, a norma não traz muitos detalhes sobre como ele deve ser exercido. Por isso, a Lei n.º 9.263/1996 foi criada com a finalidade de regulamentar o assunto.
Por que o planejamento é importante para a família?
Com o planejamento, fica mais fácil unificar os objetivos de todos e deixar as contas mais transparentes. Além disso, quando tudo está em ordem, a família consegue atravessar momentos difíceis com mais tranquilidade. Crises e situações inesperadas podem surgir, então, ter as finanças organizadas fará com que essa fase seja menos estressante.
Como fazer um planejamento financeiro familiar?
4 Como começar a fazer um planejamento financeiro familiar? O que é planejamento financeiro familiar? O planejamento financeiro familiar é um conjunto de ações que visam organizar os gastos de uma família. A ideia é usar o dinheiro de maneira estratégica e coerente, em busca da prosperidade do núcleo familiar.