Como fazer recibo de pró-labore?

Índice

Como fazer recibo de pró-labore?

Como fazer recibo de pró-labore?

As informações que devem constar no recibo são:

  1. data (mês e ano);
  2. fonte pagadora (nome da empresa);
  3. CNPJ e endereço da empresa;
  4. favorecido (nome do sócio);
  5. CPF e número de inscrição do INSS;
  6. valor bruto;
  7. retenção do IR;
  8. retenção do INSS;

O que significa recibo de pró-labore?

O termo “Pro-labore” é uma locução em língua latina que significa “pelo trabalho” ou seja, é a remuneração que o sócio ou gestor de uma empresa deve receber pelo trabalho que ele realizou.

Qual a diferença de pró-labore e contracheque?

É importante que o pró-labore só seja pago depois que todos os lucros e dividendos forem divididos entre os sócios. ... Como o pró-labore é diferente de um salário comum, o sócio não recebe um contracheque. Portanto, em caso de necessidade de comprovação de renda, o contador da empresa deverá emitir um comprovante.

Qual o recibo do pró-labore?

Além disso, o valor do pró-labore precisa sair da conta jurídica da empresa, para a conta corrente do sócio. O contador também é responsável por gerar o recibo de pró-labore. Sendo assim, além do registro de pagamento da GPS, da transferência em conta, também existe o recibo como comprovante da retirada pró- labore.

Como calcular o pró-labore?

Pró-labore como calcular? Como vimos anteriormente, o pró-labore é muito diferente do salário. Sendo assim, não existe uma legislação específica que dita qual o valor a ser retirado e como calcular pró-labore.

Por que a Receita Federal tem pró-labore?

A situação deu margem a diferentes interpretações e até mesmo a Receita Federal contribuiu com a dúvida. Em julho de 2012, o órgão divulgou a Solução de Consulta n.º 133, alertando, entre outras coisas, que: “se a empresa for composta por apenas uma pessoa ou sócios, deverá haver pró-labore”.

Como saber quem recebe pró-labore?

Explicar quem recebe pró-labore e se o MEI (microempreendedor individual) está entre eles. Não deixe de conferir ainda a relação do pró-labore com Imposto de Renda, INSS e outros encargos e se é preciso fazer recibo de pró-labore.

Postagens relacionadas: