Como fazer retratamento endodôntico?

Índice

Como fazer retratamento endodôntico?

Como fazer retratamento endodôntico?

O retratamento endodôntico consiste basicamente em fazer a remoção do material obturador, a reinstrumentação e reobturação do sistema de canais radiculares, com o objetivo de superar as deficiências de terapia endodôntica anterior.

Quando é indicado o retratamento endodôntico?

O retratamento endodôntico pode ser indicado quando:

  1. Na radiografia indicar obturação inadequada de pelo menos um canal radicular. ...
  2. Ao exame clínico, apresentar exposição do material obturador à cavidade bucal por um longo intervalo de tempo.

O que é retratamento endodôntico?

O retratamento endodôntico é um procedimento realizado em um dente que recebeu uma tentativa de tratamento definitivo tendo resultado numa condição insatisfatória.

Quais as etapas do retratamento endodôntico?

Tratamento de Canal e suas etapas Com nome de vilão, o procedimento cuida da parte interna do dente e sempre deve ser realizado por um endodontista

  • Diagnóstico. ...
  • Aberturado dente. ...
  • Remoção da polpa radicular. ...
  • Limpeza dos canais. ...
  • Preparo biomecânico dos canais radiculares. ...
  • Obturação do canal.

Qual o valor de um retratamento de canal?

Outra preocupação comum entre os pacientes é o custo do tratamento de canal. “Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 7 reais para os dentes anteriores e entre 10 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr. André.

O que é remoção de material obturador Intracanal para retratamento endodôntico?

No retratamento endodôntico deve-se remover todo o material obturador existente no conduto fazendo com que o preparo químico mecânico e a medicação intracanal seja eficaz na sanificação do sistema de canais radiculares.

Como é o retratamento de um canal?

Como é feito o procedimento de retratamento de canal? Em primeiro lugar é realizada reabertura para retirada de todo material aplicado no primeiro procedimento. Posteriormente é feita uma criteriosa desinfecção dos canais e preenchimento com nova obturação, finalizando com o fechamento.

Porque o canal é caro?

É incorreto afirmar que o tratamento de canal sempre custa caro. É necessário esclarecer que as etapas do processo (raio-X, anestesia, remoção e preenchimento da parte interna do dente) devem ser realizadas por um profissional especializado — logo, o valor da consulta dependerá do caso analisado.

Como remover material obturador?

A remoção do material obturador em retratamentos pode ser realizada com auxílio de instrumentos rotatórios, brocas de Gates- Gliden ou mesmo manualmente, com auxílio de limas e solventes orgânicos14.

Quais são os casos de retratamento endodôntico?

Apesar dos avanços tecnológicos e científicos na endodontia existem muitos casos que resultam em fracasso, relacionados a fatores microbianos, morfológicos ou técnicos. Frente ao insucesso, o retratamento endodôntico deve ser a alternativa de primeira escolha, desde que haja condições favoráveis para tal.

Qual é o tratamento endodôntico?

Retratamento Endodôntico Intervenção que visa remover uma obturação do canal radicular geralmente defeituosa seguida da execução de uma nova terapia endodôntica. Uma tentativa de corrigir um tratamento endodôntico realizado inadequadamente.

Qual a melhor alternativa para o insucesso endodôntico?

O retratamento é uma alternativa eficaz para os casos de insucesso endodôntico, alcançando um índice de êxito em aproximadamente 77% dos casos.

Qual o grau de especialização em Endodontia?

Monografia apresentada para o curso de Especialização em Endodontia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Endodontia. Orientadora: Profa. Dra. Elaine Vianna Freitas Fachin Porto Alegre 2009 Ana Gabriela Agnes Retratamento Endodôntico: uma revisão de literatura

Postagens relacionadas: