Como eliminar a sílica da água?
Índice
- Como eliminar a sílica da água?
- O que é sílica na água?
- Como é o tratamento de clarificação da água de uma caldeira?
- O que é dureza total da água para caldeira?
- Como Deionizar a água?
- Quais os parâmetros de potabilidade da água?
- Quais as variáveis analíticas medidas na água de alimentação da caldeira?
- Onde é realizado o tratamento para a remoção do oxigênio dissolvido da água de reposição de uma caldeira?
- Quais os tipos de tratamento da água para caldeiras são recomendados?
- Como a sílica está presente no nosso cotidiano?
- Quais os pontos de contato com a sílica?
- Por que a poeira de sílica pode levar ao câncer?
- Quando ocorre a silicose crônica?

Como eliminar a sílica da água?
Tecnologias que permitem a remoção de sílica são Osmose Reversa de Água Salobra ou Água da Torneira, Eletrodeionização, Deionizador de Leito Misto ou Troca Iónica.
O que é sílica na água?
A sílica presente no ambiente aquático é proveniente, principalmente, da decomposição de minerais de silicato de alumínio (p. A sílica pode causar turbidez na água e servir de indicador para avaliar a quantidade de descarga sólida. ...
Como é o tratamento de clarificação da água de uma caldeira?
Envolve as etapas de coagulação, floculação, decantação e filtração, e tem como objetivo primordial a remoção de sólidos suspensos e parte dos sólidos dissolvidos [16]. Este processo é de fundamental importância na redução da turbidez e cor da água evitando o aumento de depósitos nas superfícies da caldeira.
O que é dureza total da água para caldeira?
À somatória da dureza temporária e permanente dá-se o nome de "Dureza Geral" (ou total) da água. ... As caldeiras industriais requerem o uso de água de baixa dureza, pois o cálcio e magnésio possuem características naturais de se agregarem nas paredes das tubulações.
Como Deionizar a água?
Deionização de água Neste método é utilizado resinas de troca iônica especiais com o intuito de remover ânions e cátions presentes em água. Os sistemas deionizantes usam uma mistura de resinas de troca catiônica (H+) e aniônica (OH-).
Quais os parâmetros de potabilidade da água?
Quais são os indicadores de potabilidade da água?
- Turbidez. A turbidez é um parâmetro físico que mede a propriedade óptica de absorção e reflexão da luz. ...
- Cor aparente. A cor é uma característica física estética. ...
- Micro-organismos presentes. ...
- Cloro livre. ...
- Potencial hidrogeniônico (pH)
Quais as variáveis analíticas medidas na água de alimentação da caldeira?
3.5 Parâmetros de qualidade para águas de caldeiras Parâmetros químicos: pH, Alcalinidade, Dureza, Cloretos, Oxigênio dissolvido, Gás carbônico, Sulfatos, Sulfitos, Fosfatos, Sílica, Ferro, Manganês e Sólidos totais.
Onde é realizado o tratamento para a remoção do oxigênio dissolvido da água de reposição de uma caldeira?
da caldeira. ✓ O tratamento é realizado basicamente por meios mecânicos (decantador, filtro, aerador, abrandador, desmineralizador, osmose reversa, polidor de condensado, desaerador, etc).
Quais os tipos de tratamento da água para caldeiras são recomendados?
Para caldeiras de alta pressão são recomendados sistemas de desmineralização de água, seja por resinas ou por membranas. A decisão pode variar de indústria para indústria, mas depende decisivamente da qualidade da água captada.
Como a sílica está presente no nosso cotidiano?
A sílica está muito presente em vários produtos usados em nosso cotidiano e ainda mais nas fábricas e indústrias que os produzem.
Quais os pontos de contato com a sílica?
Os principais pontos de contato dos trabalhadores com a sílica estão na mineração, principalmente na de extração de ouro, garimpo, construção civil, em que túneis e poços são escavados, além do polimento de fachadas; indústria de cerâmica, metalurgia, fundição e siderurgia.
Por que a poeira de sílica pode levar ao câncer?
A inalação de poeira de sílica também pode levar ao câncer e a outras doenças pulmonares, já que o pulmão fica enfraquecido. Essa ocorrência já causou a invalidez e morte de milhares de trabalhadores. A principal atividade de trabalho que causa a silicose é o jateamento de areia, mostrado na figura a seguir.
Quando ocorre a silicose crônica?
Mesmo nesse nível, pode ocorrer silicose, que se desenvolve de maneira bem lenta. A silicose crônica é a mais comum e aparece somente cerca de 20 anos após a exposição à poeira de sílica. Outras formas podem aparecer mais rápido em virtude da inalação de altas concentrações de sílica, manifestando-se em cerca de 5 a 10 anos.