Como funciona irrigação automática?
Como funciona irrigação automática?
Esse tipo de irrigação simula uma chuva artificial onde um aspersor expele água para o ar, que por resistência aerodinâmica se transformam em pequenas gotículas de água que caem sobre o solo e plantas. Seus principais sistemas são a convencional, o pivô-central e o auto-propelido.
Por que automatizar a irrigação?
Nessa correria em que vivemos atualmente, qualquer tarefa de nossa rotina que possa ser automatizada se transforma em uma economia de tempo. Por isso tivemos a ideia de mostrar um sistema bem simples para automatizar a irrigação de um jardim ou de uma horta. O que é Automação?
Como funciona o sistema de irrigação com Arduino?
Sistema de Irrigação com Arduino Para fazer o sistema de irrigação com arduino, utilizaremos uma válvula solenoide de entrada de água, modelo VA05-12V. Ela funciona com uma tensão de 12V DC, possui rosca de 3/4″ e a pressão de operação é de 0,2 à 8 kgf/cm².
Como funciona o Irrigador?
Quando a válvula solenoide está energizada, permite que a água ou outro líquido passe, já desenergizada a solenoide bloqueia a passagem da água, funcionando como uma torneira automática. A montagem do irrigador é bem simples, vamos utilizar sistema de engate rápido de mangueiras para facilitar as conexões.
Qual a duração do temporizador de irrigação?
A configuração da duração e a frequência de irrigação vai depender das plantas que serão irrigadas. O temporizador tem memória para até 40 programações, sendo 20 para ligar e 20 para desligar. Sendo assim, você pode escolher entre ligar e desligar todos os dias, dias alternados, apenas um dia da semana e muitas outras configurações.