Qual a relação entre Cotrim e Brás Cubas?
Índice
- Qual a relação entre Cotrim e Brás Cubas?
- Como o defunto autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas anuncia que vai contar a sua história?
- Como era Brás Cubas?
- Quem Brás Cubas viu morrer?
- Qual é a causa da morte de Nhá Lolo?
- Qual a relação entre Brás Cubas e Quincas Borba?
- Como foi o relacionamento de Brás com Virgília?
- Quem é o autor de Brás Cubas?
- Quais são as memórias de Brás Cubas?
- Qual a tragédia de Brás Cubas?
Qual a relação entre Cotrim e Brás Cubas?
Cotrim: Marido de Sabina, irmã de Brás Cubas. Ele é um sujeito grosseiro na forma de lidar com os escravos. Nhã Loló: Ela é da família de Cotrim. Sabina faz de tudo para seu irmão se casar com ela, mas a jovem morre antes da cerimônia.
Como o defunto autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas anuncia que vai contar a sua história?
A seqüência do livro não é determinada pela cronologia dos fatos, mas pelo encadeamento das reflexões do personagem. Uma lembrança puxa a outra e o narrador Brás Cubas, que prometera contar uma determinada história, comenta todos os outros fatos que a envolvem, para retomar o tema anunciado muitos capítulos depois.
Como era Brás Cubas?
Brás Cubas nasceu em uma família rica e proprietária, o que lhe possibilitou nunca precisar “comprar o pão com o suor do seu rosto”. Na infância, foi um menino endiabrado. Protegido pela conivência paternal, maltratava os escravos, aprontava com as visitas e desrespeitava os adultos.
Quem Brás Cubas viu morrer?
Brás Cubas ainda candidatou-se a um cargo político e criou um jornal, mas os planos não deram certo. Próximo de morrer, Brás Cubas viu o amigo Quincas falecer. Assim, o personagem morre, mas se vangloria por ter tido uma vida parasitária, sem trabalho e também por não ter deixado nenhum filho no mundo.
Qual é a causa da morte de Nhá Lolo?
Nhã-Loló - A sobrinha de Cotrim, pretendente que Sabina arranjou para Brás Cubas. Morreu em consequência da febre amarela quando tinha 19 anos.
Qual a relação entre Brás Cubas e Quincas Borba?
Na escola, Brás era amigo de traquinagem de Quincas Borbas, que aparecerá no futuro defendendo o humanitismo, misto da teoria darwinista com o borbismo: “Aos vencedores, as batatas”, ou seja: só os mais fortes e aptos devem sobreviver.
Como foi o relacionamento de Brás com Virgília?
Somente depois de Virgília casada, Brás Cubas e ela se redescobrem. Virgília, com o tempo, apurara a beleza e a sensualidade. Tornam-se, então, amantes. Pensam mesmo em fugir, mas no espírito dela pesa a “consideração pública”.
Quem é o autor de Brás Cubas?
Nesse sentido, a personagem intitula-se não um autor defunto, mas sim um defunto autor – haja vista que a morte ocorre antes da escrita de suas memórias póstumas. A infância de Brás Cubas é contada brevemente nos primeiros capítulos do romance.
Quais são as memórias de Brás Cubas?
Memórias Póstumas de Brás Cubas retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época, chegando a criar, inclusive, uma nova filosofia — mais bem desenvolvida posteriormente em Quincas Borba (1891) — o Humanitismo, sátira à lei do mais forte.
Qual a tragédia de Brás Cubas?
Mais uma tragédia no livro Memórias póstumas de Brás Cubas: Ele conhece uma nova jovem, chamada Nhã Loló, fica noivo dela em três meses, mas ela fica doente e morre. Já em seus 50 anos Brás Cubas finalmente se torna deputado. Surge porém mais uma notícia ruim: seu amigo Quincas Borba fica louco.