O que que é discurso direto ou indireto?
O que que é discurso direto ou indireto?
O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: ... Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos.
Como mudar o discurso direto para o discurso indireto?
Estava receoso, suando, de pé na sala cheia de colegas, o ônibus em que eu vinha quebrou. Perceba que o texto sublinhado foi inserido sem elocução e sem demarcação de aspas, dois pontos ou travessão. É uma mistura dos dois tipos de discurso. Como mudar um texto do discurso direto para o discurso indireto?
Quais as principais características do discurso indireto?
As principais características do discurso indireto são: É a reprodução da essência das falas das personagens feita pelas palavras do narrador; A narração é sempre feita na 3.ª pessoa; Ocorre com a intervenção do narrador como intermediário entre as personagens e o leitor;
Qual a diferença entre texto e discurso?
Texto e discurso... Ao nos depararmos com tais elementos, sentimo-nos questionados se realmente existem diferenças que os distinguem, ou se eles se completam entre si ao longo da mensagem retratada.
Qual é o outro tipo de discurso?
Outro tipo de discurso é o indireto que, como o próprio nome indica, transcreve as falas de forma indireta. Dessa forma, é o narrador quem as descreve, sem nada alterar o sentido da mensagem. Para conferirmos mais de perto, aproveitaremos o mesmo exemplo, citado acima.