Quais são os principais elementos em um texto argumentativo?

Índice

Quais são os principais elementos em um texto argumentativo?

Quais são os principais elementos em um texto argumentativo?

Todo texto argumentativo — não importa se é um artigo de opinião, uma dissertação do Enem ou um blog post — deve apresentar 3 elementos:

  • A tese, ou seja, o ponto de vista que será defendido, da qual já falamos;
  • Os argumentos, que sustentam esse ponto de vista;
  • A conclusão, que condensa e reforça o que foi apresentado.

O que é argumento 1?

1. Argumentos de autoridade. ... Ao utilizar esse argumento, sua redação ganha mais fundamentação e credibilidade no que é escrito. Além disso, a estratégia também contribui para que os avaliadores enxerguem você como alguém que tem repertório e conhecimento de mundo.

É um texto argumentativo?

Texto argumentativo expressa um ponto de vista por meio da defesa de argumentos, opinião, teoria ou hipótese. ... O objetivo desse tipo de texto é, portanto, fazer com que o leitor absorva a opinião expressa na redação.

Como é feito um texto argumentativo?

Um texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela. Para que a argumentação seja convincente é necessário levar o leitor a um “beco sem saída”, onde ele seja obrigado a concordar com os argumentos expostos.

Quais são os argumentos do texto?

No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).

Como é feita uma boa argumentação?

Uma boa argumentação só é feita a partir de pequenas regras as quais facilmente são encontradas em textos do dia-a-dia, já que durante a nossa vida levamos um longo tempo tentando convencer as outras pessoas de que estamos certos.

Qual a melhor forma de argumentar?

Usada para fazer comparações e conexões entre ideias. Essa forma de argumentar pode ser útil em textos mais descritivos, os quais o objetivo da tese é refutar outra ideia. Exemplificar é feito em todo o TCC, mas quando bem fundamentado pode se tornar um argumento poderoso.

Postagens relacionadas: