Como se faz uma intertextualidade?
Índice
- Como se faz uma intertextualidade?
- Como identificar a intertextualidade de um texto?
- O que significa uma Intextualidade?
- O que vem a ser intertextualidade?
- O que é sample intertextualidade?
- Qual a importância da intertextualidade no texto?
- Como usar a intertextualidade na sua redação?
- Quais são os tipos de intertextualidade?
- Será que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos?
Como se faz uma intertextualidade?
É necessário dedução, análise e atenção do leitor; Exige conhecimento prévio do leitor sobre o conteúdo. Há várias maneiras de usar a intertextualidade. Os mais utilizados são: paródia, paráfrase, epígrafe, tradução, alusão, citação e crossover.
Como identificar a intertextualidade de um texto?
A intertextualidade explícita...
- é facilmente identificada pelos leitores;
- estabelece uma relação direta com o texto fonte;
- apresenta elementos que identificam o texto fonte;
- não exige que haja dedução por parte do leitor;
- apenas apela à compreensão do conteúdos.
O que significa uma Intextualidade?
A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.
O que vem a ser intertextualidade?
Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. A intertextualidade não pode apresentar funções diferentes, as quais dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida, ou seja, dependendo da situação.
O que é sample intertextualidade?
O sample é um trecho de outra música que aparece, transmitido fielmente, na música de outro artista. Por exemplo, no começo da música “Blood on the leaves”, do Kanye West, é possível ouvir perfeitamente Nina Simone cantando um trecho de sua música “Strange fruit”.
Qual a importância da intertextualidade no texto?
O conceito de intertextualidade no texto colabora bastante com a coerência textual e tem importância fundamental ao relacionar os enunciados envolvidos entre si. Ou seja, a intertextualidade é mais do apenas um critério de textualidade.
Como usar a intertextualidade na sua redação?
Para começar, o uso da intertextualidade na sua Redação é uma boa forma de mostrar ao corretor seu repertório cultural e sua capacidade de fazer correlações entre o tema proposto e situações cotidianas ou atuais. Sendo assim, como você viu até aqui, a intertextualidade pode ser feita de maneira explícita ou implícita.
Quais são os tipos de intertextualidade?
Quais são os tipos mais comuns de intertextualidade? A citação acontece quando as ideias de um autor são trazidas para dentro de outra obra. As citações podem ser diretas, quando são copiadas e coladas do texto original, ou indiretas, quando são reescritas com outras palavras.
Será que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos?
Por isso, é correto afirmar que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos, assim como é correto afirmar que todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, e isso acontece em virtude das relações dialógicas firmadas. Ainda está difícil de entender? Veja só um exemplo: