Como saber se seu TCC tem plágio?
Como saber se seu TCC tem plágio?
Para descobrir se um trabalho tem texto plagiado, antes mesmo do professor, basta utilizar a ferramenta PaperRater. O site faz a verificação do texto com bilhões de páginas online. O usuário pode usar a caixa de pesquisa ou subir um arquivo para análise.
Qual o tipo de plágio que tem ganhado discussão?
Outro tipo de plágio que tem ganhado discussão é a cópia de conteúdo publicado pelo próprio autor. Um exemplo é usar artigo enviado para uma revista científica e depois reescrevê-lo para ser apresentado em um congresso. Há ainda, conforme o professor, a produção “salame”, quando se usa trechos de um artigo e os distribui em outros trabalhos.
Como não cometer plágio?
Ao escrever artigo acadêmico, trabalho de conclusão de curso ou outra pesquisa, o autor deve tomar cuidado para não cometer plágio, que pode ser mais comum e tênue do que se imagina. A detectação da prática, no Brasil, já levou à recusa de artigos e à perda de titulação do pesquisador.
Como configurar o plágio?
A simples combinação de diversas ideias ou parágrafos sem a menção de quem originalmente expressou aquelas ideias configura plágio. Além disso, ainda que você acrescente os trechos (palavra por palavra ou mudando alguns termos) e mencione os autores originais, o plágio ainda pode ter acontecido.
Como o plágio pode existir?
Plagiar não significa apenas copiar um texto na íntegra e não dar créditos à fonte. O plágio, dentro do universo acadêmico, também pode existir de outras formas, como na reprodução de dados quantitativos sem fontes, na citação de autores que não foram lidos e no uso de parágrafos seguidos de uma mesma obra.