O que é um tratamento endodôntico?

Índice

O que é um tratamento endodôntico?

O que é um tratamento endodôntico?

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.

O que é tratamento endodôntico Multirradicular?

Endodontista. Esse profissional é capacitado para tratar lesões do nervo (polpa), da raiz dos dentes e das doenças que atingem essas partes. Pode lidar com traumas dentários, fraturas dentárias e tratamento de canal, por exemplo.

Quando realizar tratamento endodôntico?

Há indicação de tratamento de canal, quando um dente está com uma inflamação interna, ou quando já está necrosado. A inflamação interna pode ter várias causas, sendo a mais comum cáries que causaram uma cavitação muito extensa, atingindo assim a parte interna do dente, que é conhecida como polpa.

Qual a importância de um tratamento endodôntico?

Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

O que leva ao tratamento Endodontico?

O que leva um dente a precisar de tratamento de canal?

  • Cáries profundas (que afetam a polpa);
  • Traumas (acidentes ou pancadas);
  • Fraturas (quebras) do dente;
  • Tratamentos periodontais: inflamação de gengiva e osso, onde o seu tratamento pode comprometer a polpa (nervo) do dente;

Quanto custa um tratamento Endodontico?

Quanto custa um tratamento de canal? Outra preocupação comum entre os pacientes é o custo do tratamento de canal. “Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 7 reais para os dentes anteriores e entre 10 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.

Quais os principais motivos que levam um dente a precisar de um tratamento endodôntico?

O que leva um dente a precisar de tratamento de canal?

  • Cáries profundas (que afetam a polpa);
  • Traumas (acidentes ou pancadas);
  • Fraturas (quebras) do dente;
  • Tratamentos periodontais: inflamação de gengiva e osso, onde o seu tratamento pode comprometer a polpa (nervo) do dente;

Qual o objetivo do tratamento endodôntico?

Fundamentalmente, o objetivo do tratamento endodôntico consiste em chegar à região apical com os instrumentos e com o material obturador. Para atingir a região apical, os instrumentos cortantes devem percorrer uma via estreita e afunilada através da raiz, denominada canal radicular. A câmara pulpar fica situada na parte central da coroa.

Qual a melhor alternativa para o insucesso endodôntico?

O retratamento é uma alternativa eficaz para os casos de insucesso endodôntico, alcançando um índice de êxito em aproximadamente 77% dos casos.

Qual o tratamento mais indicado para o retratamento endodôntico?

Além do retratamento endodôntico, há também a cirurgia apical, um outro método terapêutico. Mas para decidir qual o mais indicado, o especialista levará em consideração os seguintes pontos: Situação do periodonto. É recomendado que a primeira tentativa de retratamento seja o endodôntico, ou seja, via canal.

Quais são os fracassos do tratamento endodôntico?

COHEN & BURNS (1982) relatam que a maior parte dos fracassos do tratamento endodôntico resulta do preparo incorreto da cavidade de acesso aos canais radiculares. O nosso objetivo ao realizar este capítulo, consiste em orientar os jovens aprendizes nos seguintes pontos:

Postagens relacionadas: