Como se da intertextualidade?

Índice

Como se da intertextualidade?

Como se da intertextualidade?

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).

O que é intertextualidade e onde ela pode ser aplicada?

A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. ... Os recursos intertextuais não acontecem apenas entre textos, é muito comum encontrá-los em músicas, anúncios publicitários, cinema, pinturas e charges.

Qual é a definição do termo intertextualidade?

1. Relativo ao intertexto. 2. Que se estabelece entre dois ou mais textos.

Onde a intertextualidade está presente?

Qualquer texto que se refere a assuntos abordados em outros textos é exemplo de intertextualização. A intertextualidade está presente também em outras áreas, como na pintura, veja as várias versões da famosa pintura de Leonardo da Vinci, Mona Lisa: ... Mona Lisa, de Marcel Duchamp, 1919. Mona Lisa, Fernando Botero, 1978.

Qual a diferença entre textualidade e intertextualidade?

Produzir um texto coerente é construí-lo de modo que pareça aos outros coerente. Já a coesão é o inter-relacionamento entre os elementos linguísticos do texto. ... Outro fator decisivo na construção da textualidade é a intertextualidade – a relação de um texto com tantos outros que povoam a vida social.

Onde se encontra a intertextualidade?

Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto, música, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão a outra ocorre a intertextualidade.

Quais são os exemplos de intertextualidade?

Intertextualidade na Literatura. Fenômeno recorrente nas produções literárias, segue alguns exemplos de intertextualidade. O poema de Casimiro de Abreu (1839-1860), “ Meus oito ano s”, escrito no século XIX, é um dos textos que gerou inúmeros exemplos de intertextualidade, como é o caso da paródia de Oswald de Andrade “Meus oito anos”, ...

Como usar a intertextualidade na sua redação?

Para começar, o uso da intertextualidade na sua Redação é uma boa forma de mostrar ao corretor seu repertório cultural e sua capacidade de fazer correlações entre o tema proposto e situações cotidianas ou atuais. Sendo assim, como você viu até aqui, a intertextualidade pode ser feita de maneira explícita ou implícita.

Quando a intertextualidade é explícita?

A intertextualidade é explícita quando a referência ao texto-fonte é clara e de fácil percepção, não sendo necessários conhecimentos prévios específicos por parte do leitor. A intertextualidade implícita é menos evidente, não é tão fácil identificá-la e exige do leitor conhecimentos prévios.

Qual a intertextualidade da citação?

Intertextualidade: Citação A citação consiste na transcrição de trechos e frases feitos por outros autores em outro texto. Esse recurso é apresentado entre aspas ou em itálico e menciona de maneira explícita o autor de tais trechos.

Postagens relacionadas: