O que é um trabalho de revisão bibliográfica?

Índice

O que é um trabalho de revisão bibliográfica?

O que é um trabalho de revisão bibliográfica?

A revisão bibliográfica é, de forma geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa.

Como escrever um artigo de revisão bibliográfica?

Como fazer uma revisão bibliográfica

  1. Saiba aonde quer chegar. ...
  2. Selecione as fontes de referência. ...
  3. Escreva a revisão bibliográfica de forma clara e objetiva. ...
  4. Organize os trabalhos consultados. ...
  5. Evite os principais erros.

Quais são os tipos de revisão bibliográfica?

As revisões de literatura podem ser de três tipos: revisões narrativas, revisões integrativas e revisões sistemáticas. Cada uma delas possui critérios de coleta e análise distintos.

Como fazer uma revisão bibliográfica?

Como não fazemos este tipo de trabalho, você deve solicitar um trabalho pronto aqui. A revisão bibliográfica costuma ser a mais utilizada nos trabalhos de TCC e desse modo, não podemos deixá-la de lado.

Qual a revisão bibliográfica de um trabalho científico?

Qualquer trabalho científico demanda uma revisão bibliográfica, seja um artigo, um trabalho de conclusão de curso ou projetos de mestrado e doutorado. Isso porque ela apresenta uma importância fundamental no processo de sustentação teórica de uma ideia, teoria ou conceito técnico.

Quais os benefícios da revisão bibliográfica?

Dessa forma, são economizados insumos e tempo. Inclusive, a revisão bibliográfica pode viabilizar a otimização dos processos já feitos ao longo da pesquisa, reduzindo o acúmulo de erros. Isso melhora confiabilidade e a exatidão dos resultados alcançados, podendo alterar por completo a direção da pesquisa.

Quais são as consequências da revisão bibliográfica?

– má organização do material: revisão bibliográfica com seções muito curtas (com um ou dois parágrafos, apenas), com repetição de ideias (o estilo “ficha-de-leitura”), ou sem uma estrutura ou lógica identificável de apresentação. – interpretação ou adaptação de ideias de outros autores para que elas fiquem parecidas ou reforcem as suas.

Postagens relacionadas: