Como construir um triângulo usando compasso?
Como construir um triângulo usando compasso?
Com a ponta seca do compasso no ponto A e uma abertura igual a AB, descrevemos um arco cujo raio será igual à AB. Em seguida, com a ponta seca em B e mesma abertura AB, descrevemos um outro arco, que intersecta o primeiro no ponto C. Unindo os pontos AB, BC e AC, obtemos o triângulo equilátero desejado.
Como desenhar o triângulo?
Finalize o triângulo. Use uma régua para desenhar mais dois segmentos de linha retos: os lados restantes do triângulo. Una cada extremidade do segmento de linha original ao ponto no qual ambos os arcos se cruzam, lembrando-se de desenhar linhas retas.
Quanto maior será o triângulo?
Quanto maiores os lados, maior será o triângulo. Se você não tem acesso a um compasso ou transferidor, é possível usar um objeto com base circular para desenhar o arco em seu lugar. Essencialmente, este método é idêntico ao que utiliza um compasso, mas você deve usá-lo com inteligência.
Qual será a ponta superior do triângulo?
Este será o ápice (a ponta superior) do triângulo, que deverá estar posicionado exatamente no centro do segmento de linha que foi desenhado. Agora, você poderá desenhar duas linhas retas que chegam neste ponto: uma de cada lado do segmento de linha inferior.
Como fazer um ângulo de 30 o graus?
Aprenda a fazer um ângulo de 30 o graus usando um compasso e uma régua com diferentes métodos. Desenhe o segmento de reta AB. Sendo que o ponto A será o vértice do ângulo que estamos fazendo. Coloque a ponta do compasso no ponto A e desenhe um arco que corta o segmento AB em algum ponto, por exemplo, o ponto X. Vamos chamar este arco de "Arco Um".