Quais são os critérios para identificação do município competente para exigir o ISS?
Índice
- Quais são os critérios para identificação do município competente para exigir o ISS?
- Quem pode cobrar o ISS?
- Em que local e devido o ISS?
- Qual o município competente para a cobrança do ISS?
- Quanto ao município competente para exigir ISS Pode-se afirmar que?
- Quem poderá ser o sujeito passivo do ISS?
- Qual a competência do issqn?
- Em qual dos serviços abaixo o ISS deve ser recolhido para o município onde o serviço foi prestado?
Quais são os critérios para identificação do município competente para exigir o ISS?
Para melhor compreensão, importa lembrar que o caput do artigo 3º estabelece três regras para identificação do município competente: o local do estabelecimento prestador (i); o local do domicílio do prestador (ii); ou o local da prestação de serviços, para os serviços expressamente arrolados nos incisos I a XXII (ii).
Quem pode cobrar o ISS?
Devem pagar ISS todas as empresas prestadoras de serviços que se enquadram nas obrigações da lei 116/2003 e os profissionais autônomos prestadores de serviços. As empresas, além de recolher o ISS, têm obrigação de efetuar o pagamento de outros impostos.
Em que local e devido o ISS?
O serviço considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador (conforme o artigo 3º da Lei 13.701/2003).
Qual o município competente para a cobrança do ISS?
De acordo com o art. 3º da LC nº 116/2003, responsável por regulamentar o ISS, a regra geral instituída do imposto é a sua cobrança pelo Município no qual está localizado o estabelecimento prestador dos serviços.
Quanto ao município competente para exigir ISS Pode-se afirmar que?
O STJ vinha entendendo que competente para a cobrança do ISS seria o Município em cujo território ocorre a prestação do serviço, sendo irrelevante o local em que se encontra o estabelecimento prestador.
Quem poderá ser o sujeito passivo do ISS?
Assim, é sujeito passivo do ISS, segundo o art. 5º da LC n. 116/2003, o prestador de serviço, na condição de empresa ou de profissional autônomo, com ou sem estabelecimento fixo.
Qual a competência do issqn?
O Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), baseado na Lei Complementar 116/2003, é de competência dos municípios e do Distrito Federal e tem como fato gerador a prestação de serviços.
Em qual dos serviços abaixo o ISS deve ser recolhido para o município onde o serviço foi prestado?
A retenção do ISS será realizada nos serviços prestados em que o imposto seja devido no local de prestação do serviço, nos casos em que os serviços são prestados em local diferente (outro município) do estabelecimento prestador (sede, filial, escritório).