Quem deve fornecer a Fispq?
Quem deve fornecer a Fispq?
A FISPQ deve ser elaborada pelo fabricante ou importador do produto, que é o fornecedor do produto no mercado.
Qual a diferença entre Fispq e ficha técnica?
Basicamente, a FISPQ é um documento obrigatório para o manuseio e armazenamento de produtos químicos, enquanto a FDSR é um documento obrigatório para o manuseio e armazenamento de resíduos perigosos. Já a FE, ou Ficha de Emergência, é um documento recomendado para o transporte de produtos e/ou resíduos perigosos.
Como funciona a Fispq?
A FISPQ é um documento que todas as empresas que comercializam produtos químicos devem providenciar. Quando uma companhia adquire um lote de substâncias químicas, esse relatório deve ser entregue junto com o carregamento. ... Cada produto químico perigoso deve ter a sua FISPQ própria.
Quais são as instruções da FISPQ?
A NBR 14725-4, de 2014 apresenta as instruções para elaboração de uma FISPQ. Esta norma é baseada no anexo 4 do GHS. Ela estabelece 16 seções obrigatórias, cujos títulos, numeração e sequência devem ser sempre mantidos. São elas:
Quais são os símbolos da FISPQ?
A partir da classificação determinam-se os símbolos, a palavra de advertência, as frases de perigo e de precaução, que são fundamentais na sistematização da comunicação de perigo por meio do rótulo e da FISPQ, os quais devem ser fornecidos aos usuários do produto.
Qual a ficha de segurança do produto?
Para cada produto há uma ficha de informação bastante detalhada, com as seguintes informações: 1 Identificação do produto; 2 Medidas de segurança; 3 Riscos ao fogo; 4 Propriedades fisico-químicas; 5 Informações ecotoxicológicas; 6 Dados gerais. More ...
Qual a ficha de segurança dos produtos químicos?
A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) é um documento que tem como objetivo descrever os perigos dos produtos químicos. Além disso, a ficha deve fornecer diversas informações, como: Condições seguras de manuseio;