Como escrever uma advertência por escrito?
Índice
- Como escrever uma advertência por escrito?
- Como dar uma advertência ao funcionário?
- O que pode ser considerado insubordinação?
- Por que o funcionário deve receber a advertência?
- Como aplicar a advertência aos empregados?
- Será que o empregado deve assinar a advertência?
- Qual o modelo de advertência disciplinar?
Como escrever uma advertência por escrito?
Para redigir uma advertência, é importante que estejam presentes o nome do funcionário, uma descrição do motivo da advertência, a data, o local e um campo para assinatura do empregado. A linguagem da carta deve se adequar à norma culta da língua e não pode, de modo algum, humilhar o funcionário.
Como dar uma advertência ao funcionário?
Advertência por escrito Deve ser feita em duas vias e uma é entregue ao empregado. Na advertência, deve conter a descrição do ato faltoso, embasado pela legislação trabalhista e no regimento interno da empresa. Se o funcionário já foi advertido verbalmente, tal informação deverá constar no texto da punição.
O que pode ser considerado insubordinação?
A insubordinação, por sua vez, é caracterizada pelo descumprimento de ordens pessoais dadas pelo chefe a um empregado ou a um grupo de empregados. Caracteriza a insubordinação do trabalhador, por exemplo, o não cumprimento dos serviços que são afetos a seu cargo e que lhe foram confiados naquele dia.
Por que o funcionário deve receber a advertência?
Na advertência, o funcionário deve ser encaminhado aos programas de apoio ao funcionário, treinamento contínuo, aperfeiçoamento da empresa, e a legislação específica e a Convenção Trabalhista da categoria devem ser citados, com os artigos específicos que foram violados pelo funcionário para que ele recebesse a advertência.
Como aplicar a advertência aos empregados?
Em várias consultorias às empresas para as quais eu advogo, pude perceber que existe uma grande dúvida em como aplicar advertência aos empregados, e essa dúvida é normal, pois, ao contrário do que muitos pensam, não há previsão na CLT de como aplicá-la, sendo a advertência um costume ( o costume é fonte do Direito do Trabalho ). Pois bem!
Será que o empregado deve assinar a advertência?
E se, por algum motivo, o empregado apresentar objeções e não assinar a advertência, o chefe deve chamar duas testemunhas que presenciaram a ação faltosa do empregado e pedir para elas assinarem a advertência. (É bem verdade que, em microempresas, com 1 ou 2 funcionários, fica difícil de fazer esse procedimento).
Qual o modelo de advertência disciplinar?
Uma advertência aplicada pelo empregador ao empregado que não faz a utilização do equipamento de proteção individual (EPI) recebido. Modelo de Advertência Disciplinar por Agressão Verbal. Advertência aplicada ao funcionário que ofende verbalmente o empregador, superior hierárquico ou outra pessoa. Modelo de Aviso de Aplicação de Suspensão ...