O que é uma análise iconográfica?

Índice

O que é uma análise iconográfica?

O que é uma análise iconográfica?

A segunda fase do método iconológico é a análise iconográfica. Com ela podemos entender os temas abordados na imagem analisada a partir do entendimento das convenções que envolvem determinados símbolos, das narrativas sobre as imagens e das alegorias que a imagem pode apresentar.

O que é leitura Iconológica?

A análise iconográfica trata das convenções sobre os significados das imagens, suas narrativas e suas alegorias. ... Esse segundo momento da leitura desenvolve-se a partir do conhecimento de bases literárias que possam ambientar o leitor com o tema e com os conceitos da obra.

Quais são as etapas do processo Iconografico?

A interpretação das imagens é feita através do processo de análise visual da iconologia que prevê três etapas distintas: descrição pré-iconográfica; análise iconográfica e interpretação iconológica.

O que é o Método Iconográfico de leitura de imagem e para qual tipo de imagem ele é mais adequado?

O método iconológico para leitura de imagens é um método simples, porém completo de análise de imagens. Com ele podemos entender a forma visual em si, o tema apresentado pela imagem e o conteúdo mais aprofundado presente nela.

Qual a diferença entre iconografia e iconologia?

Iconologia é o estudo de ícones ou de simbolismo em representação visual (arte). ... Erwin Panofsky fez a distinção entre iconografia e iconologia em seus Estudos em Iconologia (1939), definindo iconografia como o estudo do tema ou assunto e iconologia como o estudo do significado do objeto.

O que é leitura estética?

A leitura estética difere da leitura eferente em que a primeira descreve um leitor que chega ao texto esperando dedicar atenção às próprias palavras, sentir prazer em seus sons, imagens, conotações, etc. ...

Quem criou o método iconológico?

Erwin Panofsky (Hanôver, 1892 - Princeton, Nova Jérsia, 1968) foi um crítico e historiador da arte alemão, um dos principais representantes do chamado método iconológico, estudos acadêmicos em iconografia.

Quem é o principal teórico do método iconológico responsável pela síntese na análise de imagem?

Entre eles incluíam-se Aby Warburg, Fritz Saxl, Edgar Wind, o filósofo Ernest Cassier e o notório crítico de arte alemão Erwin Panofsky, responsável pela divulgação do método iconológico, publicando inicialmente, em um ensaio no ano de 1939, as principais ideias do grupo de Warburg a respeito do entendimento da imagem.

Quais são as análises iconográficas?

I – Descrição pré-iconográfica (análise pseudoformal) II – Análise Iconográfica no sentido mais estrito da palavra III – Interpretação iconográfica em sentido mais profundo (síntese iconográfica) HISTÓRIA E TRADIÇÃO Bagagem para a Interpretação

Qual a iconografia da arte?

Iconografia   Ramo de estudo da História da Arte que trata do conteúdo temático das obras de arte, enquanto algo diferente de sua forma.   Forma: estrutura geral de cor, linhas e volumes que constitui nosso mundo visual;   Conteúdo temático ou significado: possui diferentes níveis, articulados.

Qual é a descrição dos termos da iconografia?

Erwin Panofsky: a descrição dos termos Dos iconografistas empenhados em desvendar o conteúdo implícito das obras de arte, destacaremos Erwin Panofsky, que sintetizou as ideias discutidas na Escola de Warburg em um famoso artigo, intituladoIconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença.

Qual é o método de análise de imagem?

MÉTODO DE ANÁLISE DE IMAGEM ICONOLOGIA Profa. Dra. Ana Luisa Fayet Sallas (UFPR) [email protected] Escopo Conceitual   Estudos de Iconologia – Erwin Panofsky. Editorial Estampa, Lisboa, 1986, p.19-37 - Introdução. Iconografia

Postagens relacionadas: