Como fazer uma Ulectomia?

Como fazer uma Ulectomia?
Anestesia local infiltrativa; Incisão com bisturi 15 (pode ser realizada utilizando bisturi a laser ou elétrico); Remoção do tecido gengival e exposição do dente; Não é necessário pontos (sutura);
O que é uma Ulectomia?
Ulotomia Para evitar tais transtornos, deve-se indicar a ulotomia, procedimento cirúrgico, que consiste na exérese do tecido gengival que reveste a face incisal ou oclusal da coroa dentária de um dente decíduo ou permanente não irrompido, de forma a lhe permitir um caminho livre para ocupar a sua posição normal no arco ...
Qual a diferença entre Ulotomia e Ulectomia?
📍A ulectomia consiste na remoção do tecido gengival fibroso, mais conhecido como “capuz”, que recobre a coroa do dente permanente/decíduo não irrompido ou parcialmente irrompido. Já a ulotomia, consiste apenas na abertura da mucosa através de uma incisão, sem remoção de tecido gengival.
Como é feita a Ulotomia?
De acordo com Poricelli e Ponzoni17, a técnica cirúrgica da ulotomia envolve incisões elípticas, circulares ou ovais que limitam as áreas para exérese tecidual. Sua extensão deve permitir a exposição do bordo incisal ou da face oclusal do dente.
O que é Ulectomia em odontologia?
Como conduta clínica, normalmente é realizada a ulectomia, técnica cirúrgica, na qual consiste da exérese dos tecidos que revestem a face incisal/oclusal da coroa dentária de um dente não irrompido de forma a permitir a erupção do mesmo.
Quando realizar a Ulectomia?
Dessa forma, a ulectomia está indicada nos casos em que, sem outro motivo aparente, ocorre retardo da erupção dentária. Assim como em dentes parcialmente erupcionados e cuja erupção está lenta, para prevenção de infecções dentárias secundárias, como a pericoronarite6.
Quando fazer a Ulectomia?
A ulectomia está indicada, além da fibrose gengival, para os casos em que, sem outro motivo aparente, o dente tem sua erupção retardada. Outra indicação é para dentes permanentes erupcionados e cuja erupção está lenta.
O que significa Alveolise?
Alveólise é uma patologia ósseo-gengival caracterizada pela exposição da raiz dentária na cavidade oral, em função da reabsorção da tábua óssea alveolar, comumente relacionada ao traumatismo dentário e/ou cárie dentária.
Quem faz Ulectomia?
Quando não ocorre uma erupção dentária espontânea, o cirurgião-dentista pode realizar um procedimento cirúrgico, denominado ulectomia, com o objetivo de permitir um caminho desimpedido para esse dente vir a ocupar a sua posição no arco dentário, que consiste na remoção dos tecidos que revestem a face oclusal da coroa ...