O que é uma análise historiográfica?

Índice

O que é uma análise historiográfica?

O que é uma análise historiográfica?

Em um sentido mais amplo, a historiografia refere-se à metodologia e às práticas da escrita da historia. Em um sentido mais específico, refere-se a escrever sobre a história em si.

Como fazer uma historiografia?

Assim, uma boa historiografia faz o seguinte:

  1. Aponta livros e artigos influentes que exemplificaram, moldaram ou revolucionaram um campo de estudo;
  2. Mostra quais acadêmicos foram mais eficazes em mudar o escopo do debate;
  3. Descreve as tendências atuais no campo de estudo.

Como fazer um debate historiográfico?

1. apresentar um contexto intelectual do autor da obra; 2. expor o(s) ponto(s) de partida teórico-metodológico e/ ou as teses destacadas pelo autor do debate historiográfico no qual ele funda determinados pressupostos argumentativos; 3. explicitar as fontes usadas; 4.

Como o historiador consegue fazer uma pesquisa historiográfica?

A construção historiográfica é feita sempre em diálogo com as incertezas, dúvidas e lapsos, que serão preenchidos pelo pesquisador por meio do acesso às fontes e também da sua criatividade e imaginação.

O que é corrente historiográfica?

Existem diferentes formas de se escrever a história (historiografia). Positivistas, Marxistas e Annales, são “escolas historiográficas” – interpretando diferentemente o passado a partir das fontes.

O que é um trabalho historiográfico?

A abordagem historiográfica é, portanto, aparentada da teoria da ideologia e da sociologia do conhecimento. ... Por outro lado, a aproximação com a sociologia do conhecimento prescinde da conexão entre o conhecimento e as diferentes formas de inserção social dos historiadores.

O que significa a palavra historiografia?

substantivo feminino Arte de escrever história, a descrição dos acontecimentos. Estudo crítico e histórico sobre os historiadores.

Quais as ciências compõe a historiografia?

Historiografia é, então, a escrita da história, mas ela não é apenas isso. A historiografia é uma disciplina preocupada com a pesquisa histórica em si; em como fazer a coleta de dados; quais os critérios de escolha dos dados; como analisar; qual orientação teórica utilizar.

Quais as correntes historiográficas mais discutidas atualmente?

Principais correntes da historiografia: - Positivismo: atualmente pouco seguida, privilegia o estudo cronológico dos fatos históricos, sem fazer análises críticas. - Escola dos Annales: criada em 1929, pelos historiadores franceses Marc Bloch e Lucien Febvre.

O que é discussão historiográfica?

A construção historiográfica é feita sempre em diálogo com as incertezas, dúvidas e lapsos, que serão preenchidos pelo pesquisador por meio do acesso às fontes e também da sua criatividade e imaginação.

Qual a diferença entre história e historiografia?

Qual a diferença entre história e historiografia? A historiografia é o estudo das melhores maneiras de interpretar as fontes históricas e os modos como a história é escrita (a investigação histórica e a história da história).

Quais são as correntes historiográficas da história?

Durante cada coletividade possui uma maneira própria de enxergar a história, o estudo desta disciplina está permeado pelas visões das chamadas correntes historiográficas (positivismo, Marxismo, Escolas dos Annales, Nova História, pós – modernista entre outras).

Quem é o autor da análise?

Não se esqueça de incluir o nome e o autor do objeto da análise. Por exemplo: “O cartaz ‘Nossa! Que alívio’ foi criado em 1932 pela publicitária Dorothy Plotzky, que usa cores contrastantes para simbolizar a dor de cabeça e o alívio provocado pelos comprimidos.

Como fazer uma análise de um artigo?

Uma análise crítica serve para avaliar a qualidade de um artigo acadêmico ou outro tipo de trabalho. Você precisa fazer uma análise sobre um artigo, um livro, um filme ou um quadro? Comece com uma leitura crítica para identificar e compreender os argumentos do autor e reunir os elementos necessários para formar a sua opinião.

Postagens relacionadas: