Até quando posso emendar a inicial Juizado Especial?
Índice
- Até quando posso emendar a inicial Juizado Especial?
- Até quando pode alterar o polo passivo?
- Como aditar a petição inicial?
- Como a norma define os princípios orientadores dos Juizados Especiais?
- Qual o prazo para que a petição inicial deve ser corrigida ou completada?
- Qual o sentido da audiência de instrução e julgamento?
Até quando posso emendar a inicial Juizado Especial?
3 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (quinze) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado. Parágrafo único.
Até quando pode alterar o polo passivo?
O art. 338 do novo CPC tem um espectro bem mais amplo, ou seja, em qualquer hipótese de ilegitimidade passiva poderá ocorrer a retificação do polo passivo. Caso o autor opte por fazer a dita alteração, poderá assim proceder em até 15 dias.
Como aditar a petição inicial?
Aditamento da inicial – aditar é adicionar, aumentar, acrescentar ou ampliar. O aditamento, diferentemente da emenda à inicial, trata-se de ato voluntário, ou seja é facultado ao Autor adicionar mais causa de pedir e pedido. O aditamento poderá ocorrer livremente a critério do Autor até a citação.
Como a norma define os princípios orientadores dos Juizados Especiais?
Se a norma define como princípios orientadores dos Juizados Especiais os postulados da simplicidade, informalidade, celeridade, instrumentalidade das formas e oralidade, não o faz, certamente, apenas retoricamente e para fins recreativos, mas sim com real propósito de garantir a efetividade processual.
Qual o prazo para que a petição inicial deve ser corrigida ou completada?
O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 3 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (quinze) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado. Parágrafo único.
Qual o sentido da audiência de instrução e julgamento?
A audiência de instrução e julgamento é o momento oportuno para que as questões processuais, surgidas até ela, sejam solucionadas. Esse parece ser o sentido do art. 29, que estabelece que " serão decididos de plano todos os incidentes que possam interferir no regular prosseguimento da audiência ".