Como se faz uma consultoria jurídica?

Índice

Como se faz uma consultoria jurídica?

Como se faz uma consultoria jurídica?

Quem pode prestar? Justamente pela natureza dessa atividade, a consultoria jurídica só pode ser prestada por um advogado. Não basta ter o curso de bacharelado em Direito para oferecer este serviço. É preciso ter, também, um registro ativo na OAB.

O que quer dizer consultoria jurídica?

A consultoria jurídica representa um serviço que tem como objetivo aconselhar o cliente em relação às práticas que podem ser aplicadas para identificar e resolver problemas ou melhorar as operações do negócio.

O que é assessoria e consultoria jurídica?

A assessoria e a consultoria jurídica, embora sejam serviços preventivos, não são a mesma coisa e servem a empresa de forma diferente. ... Enquanto na consultoria, ele apresenta soluções jurídicas para uma questão pontual, na assessoria ele atua de forma mais operacional, participando da solução do problema.

Como funciona uma consulta jurídica?

Na Consulta Jurídica, o profissional do Direito faz mais do que ouvir o problema jurídico ou uma dúvida sobre determinado tema. Nela, nós fazemos perguntas sobre os detalhes que, geralmente, fazem toda a diferença na solução do caso concreto!

Quem pode prestar serviços de assessoria jurídica?

A Consultoria Jurídicapode ser prestada por advogados. Não basta ser bacharel em Direito para prestar esse serviço. É necessário ter um registro ativo na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O que é advogado jurídico?

Assessoria jurídica é uma atividade privativa do advogado e que tem como característica a atuação preventiva. O objetivo é buscar soluções com respaldo legal evitando o litígio para o cliente. ... O advogado que exerce assessoria jurídica atua como um verdadeiro conselheiro.

Qual a diferença entre advocacia e consultoria?

Consultor e Parecerista atuam, preponderantemente, para Advogados, que são seus principais clientes. Por outro lado, os Advogados têm como clientes pessoas que, como regra, são leigas.

Qual é a assessoria jurídica?

Assessoria jurídica é um ramo consultivo da advocacia. Como tal, é voltado à prestação de consultoria, tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, em processos judiciais e extrajudiciais, bem como em prevenção de riscos e conformidade. Empresários sempre indagam se têm mesmo que contratar uma assessoria jurídica para a empresa.

Como contratar uma assessoria jurídica?

Aos poucos, vai preenchendo todos os requisitos necessários para configurar a relação de trabalho. Porém, sem assinar um contrato. Ao contratar uma assessoria jurídica, o advogado que se depara com essa situação, precisa estar apto a enxergar imediatamente o passivo trabalhista que essa empresa está carregando.

Como contratar um advogado para assessoria jurídica?

O objetivo é buscar soluções com respaldo legal evitando o litígio para o cliente. É muito comum a contratação de advogados para prestarem assessoria jurídica para empresas. O advogado que exerce assessoria jurídica atua como um verdadeiro conselheiro. Seus clientes tendem a levantar dúvidas acerca dos riscos que envolvem uma tomada de decisão.

Por que o auxílio de uma assessoria jurídica?

São diversas questões do dia a dia que requerem o auxílio de uma assessoria jurídica. Esse nicho do direito pode lidar tanto com dificuldades já existentes quanto impedir o surgimento de novos problemas. Isto é, a assessoria presta um serviço de prevenção, visando a economia do seu tempo e de seus recursos financeiros.

Postagens relacionadas: