Como fazer ata para condomínio?
Como fazer ata para condomínio?
Como criar a ata durante as assembleias
- Distribua uma lista de presença.
- Preencha o máximo de informações que conseguir antes do início da reunião.
- Registre todas as ações e deliberações da assembleia.
- Se for solicitado, anote também um resumo das discussões.
Como fazer uma ata de assembleia?
A ata da assembleia
- Deve haver abertura e encerramento;
- A pauta deve ser transcrita, assim como o nome do presidente e do secretário;
- Pode ser redigida no ato, diretamente no livro ou por meio de computador, e não há nada que proíba ser aprovada ao final da reunião, porém, deve ser lida na próxima assembleia.
Como fazer ata de eleição de síndico?
A ata de eleição do síndico é um registro escrito sobre todos os temas debatidos na assembleia que o elege. Quando começa a reunião são escolhidos o presidente e o secretário, que é o responsável pela transcrição da ata.
Qual o valor da ata de condomínio?
Se as decisões aprovadas na assembleia ocorreram com obediência aos quóruns e procedimentos legais, a ata de condomínio já terá valor legal para os condôminos. A ata de condomínio é um resumo dos assuntos abordados e discutidos na assembleia. Além deste conteúdo, ela precisa obedecer a requisitos formais.
Qual o prazo para a ata do condômino?
Após a assembleia, é recomendado enviar uma cópia da ata para cada condômino. Apesar de não haver previsão expressa do Código Civil acerca do prazo para a destinação da ata, adota-se o prazo de 8 dias, que era previsto na antiga Lei dos Condomínios (Lei nº 4.591/64) e consta em várias convenções condominiais.
Quais são as atas do condomínio?
Em geral, estruturam-se as atas da seguinte forma: nome do condomínio; tipo de reunião (semanal, mensal, anual ou extraordinária); pauta da reunião; data, hora e local; nome do presidente ou substituto; lista de presença e de ausência; decisões, tomadas, resultados financeiros, planejamentos apresentados ou informações relevantes;
Como é feita a Assembleia de condomínio?
Todas as decisões tomadas para um condomínio são feitas através de uma assembleia, onde são discutidos os temas e pautas mais importantes para tomada de decisões que devem ser feitas e as que são obrigatórias aos condôminos. Esse tipo de reunião mostra a importância de ir as reuniões e fazer parte ativamente, para saber tudo que está acontecendo.