O que foi o modelo tecnicista?

Índice

O que foi o modelo tecnicista?

O que foi o modelo tecnicista?

É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.

Quais são os pressupostos da educação tecnicista?

2.1 Educação Tecnicista Partia-se do pressuposto da neutralidade científica, eficiência, racionalidade e produtividade. Sendo assim, passou-se a defender a reestruturação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional (Ibidem). Essa foi uma consequência do que ocorreu no trabalho fabril.

Qual é o objetivo da educação na pedagogia tecnicista?

O objetivo da pedagogia tecnicista é preparar profissionais para o mercado de trabalho a partir de métodos de ensino tayloristas, nos quais as atividades são divididas entre técnicos, com um planejamento racional. ... A escola tecnicista organiza o processo educativo para torná-lo objetivo e operacional.

O que é didática tecnicista?

Segundo a Pedagogia Tecnicista, a Didática é uma área de conhecimento teórico-prática que favorece a reflexão do professor, a partir da qual ele seleciona as estratégias mais adequadas ao conteúdo e aos objetivos. c. Segundo a Pedagogia Tecnicista, o principal elemento do processo ensino-aprendizagem é o método.

Como é a avaliação na escola tecnicista?

A avaliação se baseia na verificação do cumprimento dos objetivos propostos. No que diz respeito ao ensino-aprendizagem na tendência tecnicista podemos mencionar a ausência de fundamentos teóricos em detrimento do “saber construir” e saber exprimir-se.

Como surgiu a escola tecnicista?

O tecnicismo enquanto movimento surgiu nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX e no Brasil a partir do golpe militar em 1964, influenciado principalmente pelas correntes positivista de Comte e behaviorista de Skinner (GARCIA, 2005).

Como se dá a avaliação na pedagogia tecnicista?

A avaliação se baseia na verificação do cumprimento dos objetivos propostos. No que diz respeito ao ensino-aprendizagem na tendência tecnicista podemos mencionar a ausência de fundamentos teóricos em detrimento do “saber construir” e saber exprimir-se.

Qual era o objetivo da tendência tecnicista?

A tendência Liberal Tecnicista surge no século XX, com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola, ou seja, aplicar na escola o modelo de racionalização típico do sistema de produção capitalista.

Por que elas são permeadas pelas tendências pedagógicas?

Mesmo que possuam suas características próprias, podemos ponderar que o cotidiano escolar é permeado pelas tendências pedagógicas. As quais, nenhuma dessas correntes esgotou-se, pois de certo modo estão articuladas às práticas educativas até hoje.

Como analisar as tendências pedagógicas?

Ao analisar sobre as tendências pedagógicas, tais reflexões nos apresentam um vasto campo de relações com a didática, com a prática pedagógica e docente no contexto educativo nas escolas. Tão logo o professor busca nos métodos de ensino concepções para a construção tanto do ensino quanto da aprendizagem.

Qual é a tendência pedagógica da escola?

OTP - Pedagogia Liberal - Tendência Pedagógica Escola Tecnicista 1 Ênfase na produtividade do aluno, mensurada a partir de testes objetivos. 2 Realização de exercícios programados. 3 Ocorre no final do processo, com a finalidade de constatar se os alunos adquiriram os comportamentos desejados. 4 Exagerado apego aos livros didáticos. More ...

Qual a avaliação dos alunos do ensino básico?

A utilização de diferentes métodos e instrumentos de avaliação é também recomendada no diploma que regula a avaliação das aprendizagens dos alunos do Ensino Básico.

Postagens relacionadas: