O que muda da BNCC para o Rcnei E o Dcnei?
Índice
- O que muda da BNCC para o Rcnei E o Dcnei?
- Qual legislação trouxe como marco conceitual a indissociabilidade entre o cuidar e o brincar?
- Como implementar a BNCC na educação infantil?
- Quais são os grupos etários da BNCC de Educação Infantil?
- Qual o Referencial Nacional para a educação infantil?
- Por que a BNCC traz a tecnologia no ensino e aprendizagem?
O que muda da BNCC para o Rcnei E o Dcnei?
DCNEI (2009) coloca a criança no centro e se aprofunda em como garantir o que ela tem direito de aprender. BNCC (2017) reforça a concepção de criança como protagonista e institui os 5 Campos de Experiências e objetivos de aprendizagem baseados nos 6 Direitos de Aprendizagem.
Qual legislação trouxe como marco conceitual a indissociabilidade entre o cuidar e o brincar?
Educação Infantil (DCNEI) surgem para orientar o planejamento curricular das escolas. Propõem a organização por eixos de interações e brincadeira. Além disso, traz como marco conceitual a indissociabilidade entre o cuidar e educar.
Como implementar a BNCC na educação infantil?
Após a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em dezembro de 2017, começaram as discussões visando a melhor forma de implementar as novas diretrizes da BNCC na Educação Infantil de todo o país.
Quais são os grupos etários da BNCC de Educação Infantil?
Quais são os grupos etários da BNCC de Educação Infantil? A Educação Infantil atende os pequenos de zero aos 5 anos e 11 meses. Para definir quais são os objetivos de aprendizagem adequados para cada faixa etária dos pequenos, a Base se divide em três faixas etárias:
Qual o Referencial Nacional para a educação infantil?
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), de 1998, representou um avanço para a época, porém, era mais como uma orientação dos conteúdos e objetivos de aprendizagem e não fazia a criança e sua identidade o foco principal.
Por que a BNCC traz a tecnologia no ensino e aprendizagem?
Se considerarmos que a BNCC traz de forma mais intensa a inserção da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, essa utilização deve estar planejada e colocada no PPP de sua instituição.