Como fazer uma petição de divórcio litigioso?

Índice

Como fazer uma petição de divórcio litigioso?

Como fazer uma petição de divórcio litigioso?

“Se o divórcio é litigioso (e obviamente judicial), o juiz poderá fixar os alimentos devidos, no bojo do próprio processo, desde que haja pedido nesse sentido. Lembre-se de que, para efeito de dissolução do vínculo, é suficiente a formulação do pedido de divórcio, uma vez que prazo para tanto não há mais.

Como é o processo de divórcio litigioso?

Em ambos os casos, a separação vai acontecer, mas o divórcio litigioso refere-se àquele onde as partes não conseguem entrar em um consenso quanto a uma ou mais partes que compõem a separação. Portanto, ele se dá através de um processo judicial, onde um Juiz de Direito deverá decidir por qual caminho o fato se dará.

O que é petição de divórcio?

Petição de divórcio litigioso. A petição inicial de divórcio litigioso é uma peça processual, que deve ser distribuída no Juízo competente para dar início ao processo.

Como escrever um pedido de divórcio?

Quais os documentos necessários para o divórcio?

  1. Certidão de casamento atualizada;
  2. Documentos pessoais como RG e CPF;
  3. Comprovante de endereço;
  4. Relação com a descrição de todos os bens do casal;
  5. Documentos referentes aos dos bens que serão partilhados como: ...
  6. Nos casos de processo judicial quando há filhos:

Como entrar com petição de divórcio?

Onde dou entrada no divórcio? O divórcio pode ocorrer no cartório ou no Judiciário. No caso de divórcio consensual, o local correto para dar entrada é o cartório de qualquer localidade. Você poderá solicitar o divórcio em qualquer tabelionato de notas, independentemente de onde tenha realizado o seu casamento.

Como ocorre o divórcio litigioso?

O divórcio litigioso acorre na via judicial. Esse procedimento será obrigatório nos casos em que há um litígio, como na hipótese em que um dos cônjuges tem o desejo de se separar, mas o outro não concorda com essa decisão, ou no caso de partilha de bens ou pensão alimentícia (divórcio judicial litigioso).

Qual o prazo para a contestação no divórcio litigioso?

A contestação no divórcio litigioso, deve ser apresentada no prazo de 15 dias. Na contestação o réu deve concentrar todas as questões da sua defesa, salvo a exceção de impedimento ou suspeição, que devem ser apresentadas por petição autônoma (art. 146, CPC).

Quais são as provas para o divórcio litigioso?

As outras provas que podem ser produzidas no processo de divórcio litigioso são: – eventuais documentos para comprovar a existência de patrimônio a ser partilhado (por exemplo, matrículas de imóveis atualizadas, certidões expedidas pelo Detran, contratos de compra e venda);

Quando deve ser ajuizada a ação de divórcio?

De acordo com o artigo 53, I do Código de Processo Civil, a ação de divórcio deverá ser ajuizada no foro: 1 Do domicílio do guardião de filho incapaz; 2 Ou, do último domicílio do casal, caso não haja filho incapaz; 3 Ou, do domicílio do réu, se nenhuma das partes residir no antigo domicílio do casal. More ...

Postagens relacionadas: