Como avaliar riscos no trabalho?

Índice

Como avaliar riscos no trabalho?

Como avaliar riscos no trabalho?

A avaliação de riscos do trabalho no Brasil é possível através de alguns programas como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Qual é o principal objetivo da avaliação de nível de risco?

A avaliação de riscos permite que os empregadores tomem as medidas necessárias para proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores.

O que devo fazer caso identificar algum perigo no meu local de trabalho?

A primeira ação a ser tomada no planejamento de análise de riscos na empresa é avaliar o cenário de forma geral. Observar e pontuar os perigos e riscos que determinada atividade pode gerar. Nessa fase deve observar tanto a atividade propriamente realizada, quanto o ambiente que ela está inserida.

Quando devem os riscos ser avaliados?

QUANDO OS RISCOS DEVEM SER AVALIADOS? Os riscos devem ser avaliados antes de iniciar qualquer atividade de trabalho e também periodicamente. A avaliação de risco existe não apenas para gerar documento, e sim para possibilitar o controle do risco.

Por que a empresa é obrigada a realizar avaliação de risco?

A empresa é obrigada, de acordo com as NRs 9 e 1, a realizar avaliação de risco, a avaliação deve ser inicial e também periódica para promover a segurança e saúde dos trabalhadores. A tendência é que o profissional de SST pense somente que ele seja o cara para avaliar os riscos, mas nem sempre isso é verdade!

Como fazer a sua própria análise de risco?

Para auxiliar na confecção da sua própria análise de risco, acesse: Modelo de Análise de Risco. Além disso, confira também mais alguns modelos específicos para o trabalho em altura. Para conferir, por favor, acesse: Modelos de Análise de Risco para Trabalho em Altura.

Por que este manual é essencial à avaliação de riscos?

Este Manual é essencialmente dedicado à avaliação de riscos, desta vez com uma particularidade: abrange os riscos profissionais identificados nos sectores têxtil, vestuário e calçado. Porquê?

Postagens relacionadas: