Como funciona a pilha de batata?
Como funciona a pilha de batata?
A bateria com material orgânico é criada com auxílio de dois metais: um ânodo (um metal como zinco, com eletrodos negativos) e um cátodo (cobre, que possui eletrodos positivos). O ácido dentro da batata forma uma reação química com o zinco e o cobre que libera elétrons, que fluem de um material para o outro.
Que tipo de material você acha que é necessário para se construir uma pilha?
Os pares podem ser, por exemplo, ferro/cobre, alumínio/cobre, zinco/cobre, alumínio/ferro e outros. Montada a pilha, se conectarmos os metais (nesse caso, chamados de eletrodos) por um fio condutor, teremos uma corrente de elétrons passando pelo fio.
Como montar uma pilha de batata?
Tem mais depois da publicidade ;) Para montar uma pilha de batata basta colocar os dois eletrodos espetados na metade da batata - é importante que eles estejam distantes um do outro. Em cada uma das placas, a de zinco e a outra de cobre, posicionamos um fio elétrico com crocodilos nos dois polos do voltímetro.
Quais são as baterias?
Baterias são dispositivos que contêm materiais que, quando conectados, desencadeiam uma reação química que produz uma corrente elétrica ou, simplesmente, um fluxo de elétrons. A transferência de elétrons de um metal para outro pode ser induzida ao colocá-los em uma solução eletrolítica.
Como funciona a batata e o voltímetro?
Os fios elétricos que estão ligados à batata e ao voltímetro servem de condutores para a corrente elétrica gerada a partir da oxidação e redução que ocorrem em relação aos eletrodos de cobre e zinco. A Batata em si irá funcionar como uma ponte salina, permitindo com que íons transitem de uma placa a outra.
Por que a batata poderia ser a resposta?
Com 1,2 bilhão de pessoas sem acesso a luz elétrica no mundo, a batata poderia ser a resposta. Rabinowich sugere que a falta de divulgação sobre a potencial da batata como fonte de energia elétrica é parte do problema. Mas autoridades dizem que a questão é mais complexa.