Como se faz uma ata de condomínio?
Índice
- Como se faz uma ata de condomínio?
- Como registrar uma ata de assembleia de condomínio?
- Quem pode registrar ata de assembleia de condomínio?
- O que é uma ata de condomínio?
- Como fazer uma ata perfeita?
- Para que serve a ata de condomínio?
- Qual o valor da ata de condomínio?
- Qual o prazo para a ata do condômino?
- Quais são as atas do condomínio?
- Qual a forma de administração do condomínio?
Como se faz uma ata de condomínio?
Obrigatoriamente, a ata de assembleia deverá conter:
- nome do condomínio;
- se é uma assembleia ordinária ou extraordinária;
- data, hora e lugar;
- nomes do presidente e do secretário;
- lista de condôminos presentes e ausentes;
- lista de pautas e deliberações;
- informação se há quórum presente;
Como registrar uma ata de assembleia de condomínio?
As atas de assembleias de condomínios edilícios que não tratem de alterações na convenção ou no regimento interno podem ser registradas em qualquer Cartório de Títulos e Documentos, pois são atos autônomos que não se sujeitam aos princípios da territorialidade e da continuidade.
Quem pode registrar ata de assembleia de condomínio?
Por fim, é de interesse do síndico e dos condôminos registrar as Atas constituídas em Assembleia para assegurar quaisquer decisões ali tomadas e para que surta efeitos perante terceiros, mesmo que o processo de registro possa aparentar desnecessário e dispendioso.
O que é uma ata de condomínio?
Documento indispensável para validar assembleias, a Ata de reuniões é o documento formal que tem por objetivo registrar o que ficou decidido pelos condôminos nestas reuniões.
Como fazer uma ata perfeita?
Principais tópicos que devem constar na ata simples:
- Local, hora, data, início e fim da assembleia: para que todos saibam quando a reunião aconteceu e quais foram as temáticas discutidas;
- Quem esteve presente: também é fundamental informar quais os colaboradores presentes na reunião e os seus cargos;
Para que serve a ata de condomínio?
A ata é o documento que reúne tudo o que foi deliberado em uma reunião de assembleia , servindo como comprovante das decisões tomadas e base para as ações do síndico.
Qual o valor da ata de condomínio?
Se as decisões aprovadas na assembleia ocorreram com obediência aos quóruns e procedimentos legais, a ata de condomínio já terá valor legal para os condôminos. A ata de condomínio é um resumo dos assuntos abordados e discutidos na assembleia. Além deste conteúdo, ela precisa obedecer a requisitos formais.
Qual o prazo para a ata do condômino?
Após a assembleia, é recomendado enviar uma cópia da ata para cada condômino. Apesar de não haver previsão expressa do Código Civil acerca do prazo para a destinação da ata, adota-se o prazo de 8 dias, que era previsto na antiga Lei dos Condomínios (Lei nº 4.591/64) e consta em várias convenções condominiais.
Quais são as atas do condomínio?
Em geral, estruturam-se as atas da seguinte forma: nome do condomínio; tipo de reunião (semanal, mensal, anual ou extraordinária); pauta da reunião; data, hora e local; nome do presidente ou substituto; lista de presença e de ausência; decisões, tomadas, resultados financeiros, planejamentos apresentados ou informações relevantes;
Qual a forma de administração do condomínio?
Além disso, estará regulada na convenção a maneira de administração do condomínio, a ser exercida por um síndico devidamente eleito na assembleia geral, formada por todos os condôminos. Será indicada, ainda, neste ato constitutivo, a forma de divisão das contas mensais do condomínio.