Como Pipetar uma solução?
Índice
- Como Pipetar uma solução?
- Como deve ser realizada a pipetagem?
- Quais são os cuidados que devemos ter para garantir uma boa pipetagem?
- Quais são os riscos de pipetar com a boca pode ocasionar?
- O que usamos para pipetar?
- Como utilizar um pipetador?
- Como fazer a limpeza interna da pipeta?
- Quais os cuidados para com as pipetas?
- Como usar a ponteira e a pipeta?
- Qual a qualidade da pipeta?
Como Pipetar uma solução?
Retire a pera e rapidamente com o dedo indicador tampe a extremidade superior da pipeta. Permita que a solução escoe até o menisco destampando parcialmente a pipeta. Leve a pipeta até o recipiente onde o líquido será escoado e proceda como acima, retirando apenas o dedo da extremidade superior da pipeta.
Como deve ser realizada a pipetagem?
Padronize a pipetagem: Aperte o botão até o primeiro estágio, mergulhe a ponteira no líquido e aspire-o, soltando o botão. Remova a pipeta do líquido e aperte o botão até o segundo estágio, garantindo a dispensação total do conteúdo. Padronizar resulta em precisão e exatidão melhores.
Quais são os cuidados que devemos ter para garantir uma boa pipetagem?
Deixe que os líquidos e equipamentos fiquem em temperatura ambiente antes de iniciar a pipetagem. O volume de líquido pipetado varia com a umidade relativa e pressão do líquido, sendo ambos termo dependentes. Trabalhar em temperatura constante minimiza variações do volume pipetado.
Quais são os riscos de pipetar com a boca pode ocasionar?
Pipetagem: contaminação micropipeta – amostra Resulta do uso de uma micropipeta contaminada ou ponteiras não certificadas. Dessa forma, a contaminação da amostra na pipetagem pode ser evitada com o uso de ponteiras estéreis, limpeza ou autoclavagem da micropipeta.
O que usamos para pipetar?
Pipeta Pasteur Feita de plástico, possui um “balão” na extremidade superior que ao ser pressionado expele o ar e depois suga o líquido. Permite medir volumes sem grande precisão.
Como utilizar um pipetador?
Para utilizá-la, é necessário acoplar a pêra de sucção na extremidade superior da pipeta: esvazie a pêra, apertando tanto a válvula A quanto seu corpo. Para o líquido subir pela pipeta, aperte a válvula S. Para liberá-lo, aperte a válvula E, localizada na lateral, que permite descartar o líquido.
Como fazer a limpeza interna da pipeta?
A manutenção pode ser realizada por empresas especializadas, que realizam a limpeza interna –além da calibração –e também verificam se há algum dano interno. Na dúvida, consulte o fabricante da pipeta que possui e solicite orientações quanto a limpeza apropriada para o respectivo modelo.
Quais os cuidados para com as pipetas?
Cuidados para com as pipetas As pipetas podem sofrer desgastes após o uso prolongado ou uso inadequado, pois são instrumentos de alta precisão constituídos por vários componentes mecânicos. Recomenda-se verificar a calibração dos instrumentos volumétricos nas mesmas condições em que são utilizados no laboratório.
Como usar a ponteira e a pipeta?
Uma má combinação de ponteira e pipeta pode gerar resultados imprecisos, inexatidão ou ambos. Aperte o botão suavemente, com força e pressão constantes, até o primeiro estágio. Mergulhe a ponteira, então solte o botão com uma velocidade constante. A prática gera resultados reprodutíveis e mais precisos.
Qual a qualidade da pipeta?
Micropipeta – a escolha de um bom equipamento tem um peso muito grande na pipetagem. Ponteira – a qualidade da ponteira irá determinar a retenção de líquido e interferir na medida do volume. Condições ambientais (temperatura, pressão, umidade) – o volume do líquido pode sofrer alterações. Líquido – ter atenção à viscosidade, volatilidade, etc.