O que é exegese bíblica?
O que é exegese bíblica?
Exegese é uma análise, interpretação ou explicação detalhada e cuidadosa de uma obra, um texto, uma palavra ou expressão. Etimologicamente, este termo se originou a partir do grego exégésis, que significa “interpretação”, “tradução” ou “levar para fora (expor) os fatos”.
O que é exegese judaica antiga?
O pardes é o processo interpretativo desenvolvido pelo judaísmo rabínico para leitura dos textos sagrados. Foi empregado primordialmente para a exegese da Torá, mas estendido a outros escritos bíblicos e talmúdicos. E o Talmud é uma compilação de várias camadas de discussões e comentários que usa largamente o pardes.
Qual a diferença entre hermenêutica e Homilética?
O que é Homilética: Este termo acabou por originar a palavra homilia, que quer dizer “discurso com a finalidade de agradar”. ... Neste aspecto, a homilética está intrinsecamente relacionada com o conceito da hermenêutica, que consiste na técnica de explicar e interpretar um texto ou discurso.
O que é Pardes?
Pardes é um acróstico que descreve quatro diferentes abordagens da exegese bíblica do Judaísmo rabínico, que ganhou reconhecimento no comentário do Pentateuco de Baḥya ben Asher de Zaragoza (1291), mas, não conhecida por esse termo ainda, que se tornou uma das obras exegéticas mais populares.
Qual a origem da palavra exegese?
A palavra exegese deriva do substantivo grego exegesis, que significa declaração, narrativa, exposição, explicação, interpretação. Para os gregos, os exegetai eram os intérpretes e expositores oficiais da lei sagrada. Platão, Leis, 7 a.
Como fazer uma introdução da passagem bíblica?
Faça uma introdução da passagem bíblica. Transcreva a passagem inteira e coloque-a em contexto, sem se esquecer de especificar a parte da Bíblia em que ela aparece. Mencione o gênero literário. Pode ser que a passagem seja, por exemplo, um hino, como em Cantares de Salomão, ou uma parábola, como as de Jesus.
Como apresenta-se o texto bíblico?
O texto bíblico apresenta-se numa língua estrangeira (hebraico, aramaico ou grego) e inserido numa cultura, história e contexto social totalmente diferentes da realidade brasileira.