Qual o segredo para uma boa fritura?
Qual o segredo para uma boa fritura?
A temperatura ideal para fritura é 180° C . Se o óleo estiver frio, o alimento não fica crocante. Se estiver muito quente, acaba queimando o exterior antes de ficar pronto por dentro. Na falta de um termômetro, uma dica infalível é jogar um palito de fósforo no óleo quente.
Como fritar corretamente?
Fritura perfeita deve ser feita em duas etapas Primeiro, frite a comida no óleo em temperatura mais baixa, apenas com o intuito de cozinhar por dentro. Deixe o alimento em espera e volte a fritá-lo apenas na hora de servi-lo. Neste segundo momento, a fritura deve ser feita com o óleo em temperatura bem elevada.
Qual a temperatura ideal para frituras?
Isso porque a temperatura ideal para se fritar um alimento é entre 180°C e 190°C --o azeite, no entanto, se degrada antes disso, enquanto os outros óleos citados suportam temperaturas acima de 200°C.
Como fazer a segunda fritura de batata?
Na hora de servir, você faz a segunda fritura, aí sim com o óleo bem quente – é aí que ela fica crocante e douradinha. Ah, o tipo de batata também faz diferença: as que fritam melhor são as farináceas, que têm mais amido e menos água, como asterix ou baraka. Utensílios adequados fazem boa parte do trabalho. No caso da fritura, são essenciais:
Como fazer a batata frita?
Tudo em nome da qualidade de sua batata frita! A primeira dica se aplica a qualquer tubérculo: a fritura tem de ser feita em dois tempos. Ou seja, você frita duas vezes. Na primeira, com o óleo em temperatura mais baixa, em torno de 120ºC, sem deixar a batata tomar cor. A ideia é apenas “cozinhar” a batata por dentro. Você frita, escorre e reserva.
Qual a melhor frigideira para frituras?
Para começar, a panela correta. Deve ter bordas altas, fundo espesso e de preferência ser de inox ou ferro, materiais que transferem o calor de maneira uniforme (as variações prejudicam a fritura) e sem dispersar. A wok, frigideira funda muito utilizada na culinária oriental, é ótima para frituras.
Qual o óleo ideal para a fritura de soja?
Parte do sucesso da fritura está na escolha da gordura. Em casa, o ideal é o óleo vegetal. Mas ele deve ser neutro. Então, de cara, você já pode eliminar o óleo de soja, que deixa cheiro e sabor residual no alimento (e na casa toda!). Os mais neutros são os óleos de algodão e de canola, mais caros.