O que é cadeia de abastecimento em logística?
Índice
- O que é cadeia de abastecimento em logística?
- Quais são os processos da cadeia logística?
- O que é cadeia de abastecimento exemplos?
- Qual é a definição da cadeia de abastecimento?
- Qual a importância da cadeia de abastecimento para a logística?
- Como a logística está estruturada?
- O que faz a logística de suprimentos?
- Qual é a gestão da cadeia logística?
- Qual a importância da Comunicação na gestão da cadeia logística?
- Qual a cadeia logística do setor construtivo?
- Quando começa a gestão da logística?
O que é cadeia de abastecimento em logística?
A cadeia de abastecimento é constituída pelo conjunto de organizações que mantém relações mútuas do início até o fim da cadeia logística, criando valor na forma de produtos e serviços, desde os fornecedores até o consumidor final.
Quais são os processos da cadeia logística?
A cadeia logística pode ser dividida em três partes:
- Suprimentos: que gerencia a matéria-prima e os componentes. ...
- Produção: que administra o estoque do produto semi-acabado no processo de fabricação. ...
- Distribuição: que administra a demanda do cliente e os canais de distribuição.
O que é cadeia de abastecimento exemplos?
A cadeia de suprimentos responsabiliza-se pelos métodos e sistemas operacionais que estão ligados ao produto de forma direta ou indireta. Como exemplo, são citados atividades de compras, depósitos, inventários e assim por diante, envolvendo desde a produção até a avaliação do nível de satisfação do cliente.
Qual é a definição da cadeia de abastecimento?
A cadeia de suprimentos também é conhecida no Brasil pelo seu equivalente em inglês, supply chain. Conceitualmente, ela pode ser definida como um sistema de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes.
Qual a importância da cadeia de abastecimento para a logística?
Redução de custos Uma gestão da cadeia de fornecimento eficaz reduz custos em diferentes setores. Exemplos disso são o estoque, compras, entregas e distribuição, entre outros. Com a integração de todas as etapas que compõem esse fluxo, a economia poderá ser ainda maior.
Como a logística está estruturada?
Como estruturar a logística da empresa. Uma boa estrutura logística de uma empresa garante um fluxo bem organizado em que os produtos ou serviços acabados são entregues para os clientes finais. Essa movimentação não envolve somente o produtor, mas também fornecedores e a gestão de estoque.
O que faz a logística de suprimentos?
A logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos. Tem por objetivo satisfazer às necessidades de materiais para a operação, garantindo assim a integridade do produto final e prazo de entrega.
Qual é a gestão da cadeia logística?
A gestão da cadeia logística, (do inglês: Supply Chain Management), também conhecida como gestão da cadeia de suprimentos no Brasil, gestão da cadeia de abastecimento em Portugal, pipeline logístico ou rede logística, consiste em todas as partes relacionadas seja direta ou indiretamente, na execução do pedido de um cliente.
Qual a importância da Comunicação na gestão da cadeia logística?
A comunicação é um factor chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os membros da cadeia logística têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as operações da cadeia, pois são essas medidas que permitem reduzir os custos e aumentar as receitas (Fredendall et al., 2001, p. 4) . Evolução da gestão da cadeia logística:
Qual a cadeia logística do setor construtivo?
No segmento da construção, essa realidade é ainda mais presente, uma vez que a cadeia logística é composta de inúmeras frentes, como a logística de layout de canteiro, de movimentação, estoque, armazenamento, distribuição, compras e até logística reversa. Garantir uma gestão integrada para essas atividades é fundamental no setor construtivo.
Quando começa a gestão da logística?
Já nos anos 1980, a logística passa a ser vista como serviço, começam a aparecer os sistemas logísticos de informação e a logística como pipeline total, e nos anos 1990, surge a gestão da cadeia logística (Carvalho, 2002, p. 32).