O que é recorrente no recurso do INSS?
Índice
- O que é recorrente no recurso do INSS?
- Quanto tempo fica em análise o INSS?
- O que fazer com a demora do INSS?
- Como recorrer à Junta de recursos da Previdência Social?
- Como é possível entrar com um recurso no INSS?
- Qual a primeira etapa do recurso do INSS?
- Quais são as garantias do recurso do INSS?
- Qual o recurso da perícia do INSS?
O que é recorrente no recurso do INSS?
Qualquer trabalhador que tenha atendido aos requisitos de concessão de benefícios previdenciários está apto a recorrer da decisão do INSS quando o pedido for negado. Entretanto, para ter mais chances de sucesso, é essencial compreender como o pedido de reavaliação deve ser feito.
Quanto tempo fica em análise o INSS?
30 dias Conforme a Lei dos Processos Administrativos, o prazo geral para um benefício do INSS ficar em análise é de 30 dias. Contudo, a lei ainda permite que o INSS demore mais 30 dias, caso seja necessário para apresentar uma resposta ao seu pedido.
O que fazer com a demora do INSS?
Caso a demora não seja por ausência de algum documento, é possível ingressar com um mandado de segurança, a fim de requerer judicialmente que o INSS analise o pedido do benefício.
Como recorrer à Junta de recursos da Previdência Social?
Como fazer o protocolo do recurso?
- Você pode fazer isso através do telefone no INSS: 135. Agendado o horário, é só comparecer na agência e protocolar o Recurso. Esta maneira é a mais tradicional.
- Você pode fazer isso digitalmente. Para isso o agendamento é preciso acessar o site do Meu INSS.
Como é possível entrar com um recurso no INSS?
Só é possível entrar com um Recurso quando o INSS não reconhece todos os períodos no seu processo administrativo. Pode ser o indeferimento de um pedido de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte;
Qual a primeira etapa do recurso do INSS?
O recurso do INSS tem duas etapas: se a previdência social negou um benefício, o contribuinte pode buscar a primeira etapa, que é a Junta de Recursos. Esta é composta por alguns funcionários que se dedicam a avaliar as decisões do INSS para confirmar que elas não têm nenhum equívoco.
Quais são as garantias do recurso do INSS?
Muitas vezes, durante o recurso do INSS, o órgão requer que o cidadão forneça mais algum documento. É necessário lembrar que o recurso não é a garantia de que a primeira decisão será revertida: a única coisa que ele garante é que a negativa será reavaliada.
Qual o recurso da perícia do INSS?
O recurso da perícia do INSS é um tema de grande interesse para quem busca um benefício junto à Previdência Social. E isso vale tanto para novos segurados quanto para aqueles que sofreram um revés e perderam o direito ao valor que recebiam.