Como fazer denúncia de violência obstétrica?
![Como fazer denúncia de violência obstétrica?](https://i.ytimg.com/vi/GbBByPBgeBc/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDBJ82ogg7StAgzw_pHBt9y-_EqFQ)
Como fazer denúncia de violência obstétrica?
Se você não se sentiu bem assistida no seu parto, denuncie à Defensoria Pública, ao Disque Saúde (136) ou ao Disque violência contra a Mulher (180). Todos esses canais recebem denúncia de violência obstétrica.
Como denunciar violência médica?
A denúncia deve ser dirigida ao Presidente do Conselho Regional de Medicina do local onde ocorreram os fatos a serem apurados. Os Conselhos de Medicina aceitam apenas denúncias por escrito (manuscritas, digitadas, etc).
O que é violência obstétrica exemplos?
Alguns exemplos de violência obstétrica: uso rotineiro de ocitocina, a cesariana eletiva sem consentimento da gestante ou sem indicação clínica, a não utilização de analgésicos quando tecnicamente indicados, a manobra de Kristeller (que consiste em pressionar a barriga da mãe durante o parto), episiotomia, lavagem ...
O que fazer em caso de violência obstétrica?
A denúncia pode ser feita no próprio hospital, clínica ou maternidade em que a vítima foi atendida; é possível também ligar para o disque 180, disque 136 ou para 08007019656 da Agência Nacional de Saúde Suplementar para reclamar sobre o atendimento do plano de saúde.