Como funciona a escala logarítmica?

Índice

Como funciona a escala logarítmica?

Como funciona a escala logarítmica?

Em uma escala logarítmica, uma mesma diferença na ordem de grandeza é representada por uma mesma distância. A média geométrica de dois números fica a meia distância entre os números.

Como converter a escala logarítmica?

Para converter a escala logarítmica em linear, eleve a base, valor 10, à potência de cada ponto x e y. O primeiro par ordenado deve ser 10 elevado à primeira e à segunda potência (ponto de coordenadas 1 e 2)), produzindo os valores , de modo que o par ordenado na escala linear seja (10,100).

Porque a escala sonora é uma escala logarítmica?

Na acústica o decibel usado como uma escala logarítmica da razão de intensidade sonora, se ajusta melhor a intensidade percebida pelo ouvido humano, pois o aumento do nível de intensidade em decibels corresponde aproximadamente ao aumento percebido em qualquer intensidade, fato conhecido com a Lei de potências de ...

Como construir uma escala aritmética?

Podemos construir escalas aritméticas utilizando esta mesma regra e variando apenas o parâmetro da escala, ou seja, se quisermos somar cada anterior por 2, 17, , ou qualquer outro número real à escolha construiríamos uma escala aritmética.

Quais os valores da função logarítmica?

Com os valores encontrados na tabela, traçamos o gráfico dessa função. Note que quanto menor o valor de x, mais perto do zero a curva logarítmica fica, sem contudo, cortar o eixo y. A inversa da função logarítmica é a função exponencial. A função exponencial é definida como f (x) = a x, com a real positivo e diferente de 1.

Quais são as divisões do papel logarítmico?

Cada uma das principais divisões, geralmente representadas em um papel logarítmico com linha mais escura, será denominada um "ciclo". Ao se utilizar especificamente a base . Observe que os intervalos menores não têm o mesmo espaçamento entre si.

Como usar a escala padrão em um gráfico?

Este artigo foi visualizado 15 703 vezes. A maioria das pessoas já se familiarizou com a leitura de uma reta numérica ou de dados em um gráfico. Entretanto, sob certas circunstâncias, a escala padrão talvez não seja tão útil. Se os dados aumentam ou diminuem exponencialmente, você precisa usar o que é chamada de escala logarítmica.

Postagens relacionadas: