Como fazer boletim de ocorrência na delegacia do idoso?

Índice

Como fazer boletim de ocorrência na delegacia do idoso?

Como fazer boletim de ocorrência na delegacia do idoso?

Para denúncias junto à Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), basta entrar em contato por meio do (92) 3214-5800, ou usar outros canais como os disque-denúncias 1, além do site Delegacia Interativa (www.delegaciainterativa.am.gov.br).

O que faz a Delegacia do idoso?

As Delegacias Especializadas de Proteção ao Idoso de São Paulo oferecem atendimento às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos onde recebem orientação e encaminhamento.

Quais são as denúncias de violência contra idosos?

Um levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelou que o número de denúncias de violência contra idosos aumentou 13% em 2018, em relação ao ano anterior. Foram registrados 102 casos por dia, sendo a maioria (85,6%) cometida nas residências das vítimas, por filhos (52,9%) e netos (7,8%).

Qual a pena de detenção do idoso?

Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado. Nesses casos, é definida a pena de detenção de 2 meses a 1 ano, além de multa.

Qual é o procedimento mais adequado para fazer a denúncia?

O procedimento mais adequado é procurar uma delegacia de polícia para que seja efetuado um Boletim de Ocorrência. A polícia deve ser responsável por encaminhar a denúncia para órgãos responsáveis e investigar a situação de agressão. No entanto, muitas pessoas têm medo de fazer a denúncia e preferem ficar no anonimato.

Qual o estatuto do idoso?

Estatuto do idoso. No Brasil, conforme a o Estatuto do Idoso (Lei 10.741), a violência contra idosos é crime e, portanto, não deve ser encarada como algo normal. Discriminar pessoa idosa pode levar o agressor à prisão por até cinco anos e ainda pagar multa.

Postagens relacionadas: