Como fazer festa para Cosme e Damião?
Como fazer festa para Cosme e Damião?
Enquanto as sete crianças comem, sem talheres, só com as mãos, os adultos, organizadores da festa, cantam sete cantigas para Cosme e Damião. Ao final esses meninos recebem doces, brindes e um bocado de sorrisos dos adultos que organizaram essa celebração infantil ao modo tão sincrético.
Quando é festa de São Cosme Damião?
27 de setembro Nos dias 26 (para os católicos) e 27 de setembro (para o Candomblé e a Umbanda), comemora-se o Dia de Cosme e Damião. Eles eram dois irmãos gêmeos que eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro.
O que é a festa de Cosme e Damião?
Os dias 26 e 27 de setembro são dedicados a celebrações religiosas em homenagem aos irmãos Cosme e Damião. Os gêmeos de origem árabe, ficaram conhecidos pelos conhecimentos médicos e caridade ao curar pessoas e animais sem cobrar dinheiro.
Como se chama Cosme e Damião no candomblé?
No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. ... São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças.
Vai ter São Cosme Damião?
Na Igreja Católica a festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano. Por ajudarem as crianças, criou-se a tradição da distribuição de balas e doces para quem fazia promessas a São Cosme e Damião. Ou simplesmente para celebrar esta data especial.
Qual é a história de Cosme e Damião?
Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos que possuíam o dom da cura e da medicina. Com isso, ficaram conhecidos por prestar assistência médica aos pobres e aos animais sem custo. Por esse motivo, hoje consideram-se os santos protetores dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos.
Porque dar doce no dia de Cosme e Damião?
Os irmãos gêmeos exerciam a profissão de medicina e ficaram conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos por curarem pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Além disso, eles distribuíam doces para amenizar a tristeza das crianças doentes.