O que é frase interrogativa indireta?

Índice

O que é frase interrogativa indireta?

O que é frase interrogativa indireta?

Perguntas indiretas são aquelas que não são iniciadas por palavra interrogativa e terminam com ponto final.

Como transformar uma frase interrogativa indireta?

Já as frases interrogativas indiretas supõem a indagação, mas não começam com palavra interrogativa e terminam com ponto final.

  1. Quero saber quantos irão ao teatro.
  2. Ela não disse que dia iria chegar.
  3. Não ficou claro quem ganhou o debate.

Quais são os pronomes interrogativos indiretos?

Pronomes interrogativos são palavras utilizadas para interrogar, ou seja, para formular perguntas de modo direto ou indireto. São: que, quem, qual e quanto.

Como posso escrever uma frase interrogativa?

As frases interrogativas ocorrem quando o emissor faz uma pergunta na mensagem. Podem ser diretas ou indiretas. As interrogativas diretas devem ser sinalizadas com ponto de interrogação, enquanto as interrogativas indiretas levam ponto final.

O que é perguntas diretas ou indiretas?

Perguntas diretas são aquelas que têm ponto de interrogação. ... A dificuldade aparece quando a pergunta é indireta – Nessas construções, não há ponto de interrogação e a pergunta está implícita. Geralmente expressa dúvida, certeza, conhecimento, desconhecimento. Ela é muito comum.

Quais são os pronomes interrogativos diretos?

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas. Exemplos de orações interrogativas diretas: Que dia é hoje?

Quais são os exemplos de frases interrogativas?

Exemplos de frases: “Todo mundo comete erros, Helga!” (emoção). .. que tristeza, Helga!! (decepção). Frases interrogativas. A frase interrogativa expressa uma pergunta, um pedido de informação ou de esclarecimento sobre algo e até uma bronca, uma recriminação. Termina com ponto de interrogação. Exemplos de frases:

Como funcionam as orações interrogativas indiretas?

Este funcionamento das orações interrogativas indiretas está descrito na Gramática do Português, onde os autores apresentam como exemplos deste comportamento as frases «O Ricardo sabe quem ganhou o jogo.» e «A Maria já decidiu se vem.» (cf. Raposo et al., p. 1835). 2. A este propósito, veja-se também a resposta dada aqui.

Como é utilizado o ponto de interrogação?

Nos exemplos acima percebe-se que não foi utilizado o ponto de interrogação, mas mesmo assim podem ser considerados perguntas. No primeiro e terceiro exemplos, percebe-se que, apesar de não estar claro que deseja-se obter uma resposta, a própria estruturação da frase induz o ouvinte a respondê-las.

Qual o ponto de interrogação do meu carro?

Perceba que em todas as perguntas acima foi empregado o ponto de interrogação, indispensável a todas as perguntas diretas. Além disso, percebe-se que o interlocutor deixa claro que busca uma resposta. Até hoje não sei a cor do seu carro. Gostaria de saber seu nome.

Postagens relacionadas: