O que é preciso para fazer uma especialização?

Índice

O que é preciso para fazer uma especialização?

O que é preciso para fazer uma especialização?

Para se qualificar para qualquer programa de pós-graduação, seja ele Stricto ou Lato-sensu, o aluno precisa ter um diploma de conclusão do ensino superior. De modo geral, essa qualificação não restringe áreas e nem apenas ao diploma de graduação (bacharelado ou licenciatura).

Quem pode fazer uma especialização?

De acordo com a resolução CNE/CES nº 1/2018 do MEC, os cursos de pós-graduação só podem ser oferecidos para aqueles indivíduos que já possuem um diploma de Ensino Superior, seja ele referente a um bacharelado, a uma licenciatura ou a um tecnólogo.

O que é o curso de especialização?

É um curso de pós-graduação lato sensu que informa, atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema, com programas nas mais diversas áreas de conhecimento.

O que é preciso para iniciar uma Pós-graduação?

Segundo a resolução do MEC (Ministério da Educação) de 2007, não é permitido começar uma pós-graduação antes de terminar a graduação. Isso porque, você deverá estar diplomado e graduado em qualquer curso de nível superior antes de iniciar a especialização.

Pode cursar Pós-graduação e graduação ao mesmo tempo?

Um dos pré-requisitos para fazer pós-graduação é ter concluído o curso de graduação. Portanto, não é possível cursar pós e graduação ao mesmo tempo, se for a primeira graduação em andamento. ... Qualquer pessoa que tenha um diploma de graduação, seja licenciatura, bacharelado ou tecnológico, pode fazer uma pós-graduação.

Quando posso começar uma especialização?

Posso começar a pós antes de me graduar? Segundo a resolução do MEC (Ministério da Educação) de 2007, não é permitido começar uma pós-graduação antes de terminar a graduação. Isso porque, você deverá estar diplomado e graduado em qualquer curso de nível superior antes de iniciar a especialização.

Quantas horas tem um curso de especialização?

360 horas Afinal, para ser reconhecida pelo Ministério da Educação, uma pós-graduação do tipo especialização precisa ter, no mínimo, 360 horas-aulas. Contudo, a forma com que essa carga horária será distribuída pode variar entre seis e 18 meses.

Qual a duração de uma especialização?

As Especializações segundo as regras do MEC devem ter no mínimo 360 horas de duração. A área da especialização é livre, sendo escolhida pelo aluno entre as que ele tem mais afinidade ou vontade de fazer. Como exemplo de uma Especialização podemos citar Oceanografia Biológica que é uma especialização da Oceanografia.

Será que uma especialização pode ajudá-lo a melhorar sua carreira?

Se a sua carreira está estagnada, uma especialização pode ajudá-lo a conseguir uma posição de maior responsabilidade e remuneração, dentro ou fora da empresa. No entanto, a pós deve alavancar – e não prejudicar – a sua vida profissional.

Como se dividem as especializações no Brasil?

Inicialmente elas se dividem 3 níveis Lato Sensu, Stricto Sensu e Pós-Doutorado ( o nível máximo ). Confira abaixo mais detalhes sobre esta organização das especializações no Brasil: O nome Lato Sensu, vem do Latim e quer dizer: “Sentido Amplo”, são os cursos considerados realmente como uma Especialização.

Qual o foco das especializações mestrado e doutorado?

No Brasil, o principal foco das Especializações Mestrado e Doutorado é formar novos Cientistas e Pesquisadores. As especializações Stricto Sensu são muito mais complexas que as Lato Sensu e por isso elas valem 2 títulos muito importantes quando são concluídas: Mestre e Doutor.

Postagens relacionadas: