Como fazer irrigação para feijão?

Índice

Como fazer irrigação para feijão?

Como fazer irrigação para feijão?

A irrigação por aspersão, nos sistemas convencional, autopropelido e pivô central, tem sido o método mais utilizado na cultura do feijoeiro. Em menor escala também têm sido utilizadas a irrigação por sulcos e a subirrigação em solos de várzeas.

Qual a melhor irrigação para feijão?

A grande vantagem é a menor incidência de pragas e doenças, já que a leguminosa fica exposta na lavoura por um período menor. No entanto, é necessário que a irrigação sob pivô seja realizada com 5 mm a mais de água por dia, o que demanda mais energia.

Qual o espaçamento para plantar feijão?

No geral, recomenda-se um espaçamento entrelinhas de 40 cm a 60 cm e de 10 a 15 plantas/m².

Qual feijão produz mais?

feijão carioca O Brasil é o maior produtor e consumidor de feijão do mundo. A variedade mais popular é o feijão carioca, presente em 70% dos domicílios. Em segundo lugar vem o feijão preto. Mas existem muitas outras variedades como branco, azuki, fradinho, jalo, moyashi, rajado, rosinha, roxinho, verde e vermelho.

Quanto rende um hectare de feijão?

Todavia, o sistema que apresentou maior produtividade por hectare foi o direto, com a variedade de feijão roxo, a qual apresentou uma produtividade de 32.5 sacas por hectare no sistema de plantio direto e o BRS carioca Estilo 30 sacas/hectare no plantio convencional.

Quantos litros de água para irrigar 1 hectare de capim elefante?

Em projetos de irrigação de pastagem a vazão necessária pode variar de 1.400 a 4.200 litros por hora por hectare irrigado.

Como é feito o plantio de feijão?

O plantio de feijão é realizado desde a antiguidade e sempre foi um grão que se destacou pelas variedades de cores, formas e tamanhos. Os tipos de feijão mais consumidos no mundo são o feijão-preto, feijão-carioca e feijão-branco. Contudo, não é difícil encontrar também o feijão-rosinha, vermelho e rajado.

Qual é a irrigação?

Irrigação é a aplicação artificial, uniforme e oportuna de água, distribuída pontualmente na zona efetiva das raízes ou na área total, visando repor a água consumida pelas plantas, a perdida por evaporação, transpiração e por infiltração profunda de forma a garantir condições ideais ao bom desenvolvimento das plantas.

Como instalar o sistema de irrigação?

Antes de instalar o sistema de irrigação é necessário conhecer a cultura a ser irrigada visando o máximo de rendimento com o menor consumo de água, obtendo-se um uso mais eficiente da água utilizada.

Qual a eficiência dos sistemas de irrigação?

“Se mal utilizados e mal mantidos, a eficiência de todos esses sistemas reduz consideravelmente ao longo dos anos”, afirma Andrade. De acordo com Andrade nas lavouras de soja e milho predominam os métodos de irrigação por aspersão tipo pivô central.

Postagens relacionadas: