Quais são os principais componentes de máquinas industriais que necessitam de lubrificação?

Índice

Quais são os principais componentes de máquinas industriais que necessitam de lubrificação?

Quais são os principais componentes de máquinas industriais que necessitam de lubrificação?

De modo geral, os componentes das máquinas agrícolas que necessitam lubrificação são: mancais de atrito, mancais de rolamento, eixos sem fim, eixos telescópicos, engrenagens, correntes, pistões, juntas universais e bombas.

Qual a relevância da lubrificação de máquinas e equipamentos para a manutenção industrial?

Os lubrificantes agem formando uma camada protetora entre duas superfícies, amenizando o atrito entre ambas, reduzindo o desgaste das peças, protegendo contra corrosões, facilitando na limpeza e manuseio, evitando a fadiga de componentes mecânicos, dentre outras finalidades.

Qual o plano de lubrificação mais importante?

Elaborado pelo setor de Planejamento e Controle de Manutenção (ou pela Engenharia de Manutenção), o plano de lubrificação pode ser apontado como o plano de manutenção mais importante dentre os demais. Tendo em vista que qualquer desvio nas atividades de lubrificação reflete imediatamente na disponibilidade e confiabilidade dos ativos.

Como dimensionar a aplicação do lubrificante?

Através do passo 2 foi possível dimensionar a aplicação de cada tipo de lubrificante. Comece sempre pelo tipo que há maior demanda no seu plano. Exemplo: Se ao fazer o levantamento, você descobriu que exixtem 3 LCG e 12 STH.

Qual o nível de lubrificação das máquinas?

A falta de lubrificação está ligada diretamente aos desgastes das máquinas. Portanto, é de extrema importância avaliar qual é o nível de lubrificação de cada equipamento e fazer revisões periódicas relacionadas a esse nível. Esse último método é aplicado quando nenhum dos outros três resolveu.

Por que a lubrificação é recomendada para indústrias?

Tal ação é recomendada para indústrias, pois traz maior confiabilidade no diagnóstico e, diferentemente da inspeção por meios sensoriais, a com instrumentos consegue encontrar falhas em estágios iniciais, evitando possíveis falhas funcionais em sua operação. A falta de lubrificação está ligada diretamente aos desgastes das máquinas.

Postagens relacionadas: