O que é paródia na literatura?
O que é paródia na literatura?
Na paródia acontece à reformulação de um texto, entretanto o autor usa como base um discurso já existente e opõe-se a ele. A paródia se baseia em um caráter contestador. Além disso, existe uma alteração do discurso original, seja para fazer uma crítica ou para marcar uma sarcasmo e ironia.
Qual a diferença entre paródia e paráfrase?
O termo “paráfrase” vem do grego (paraphrasis) e significa a “reprodução de uma sentença”. Diferente da paródia, ela faz referência a um ou mais textos sem que a ideia original seja alterada.
Por que a paródia é utilizada na literatura?
A paródia é um recurso muito utilizado na literatura. A Canção do Exílio de Gonçalves Dias é um dos exemplos mais notórios, visto que muitos literatos fizeram uma paródia do poema, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes. Texto Original. Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam
Como fazer uma paródia?
Uma paródia pode ser feita a partir de um poema, uma música, um filme, uma peça teatral e etc. A intertextualidade (criação de um texto a partir de outro existente) e a intratextualidade (referências de outro texto para confeccionar um novo trabalho) são características básicas das paródias.
Como escolher músicas para a paródia?
1- Escolha músicas legais: Parece básico, mas nem sempre as músicas escolhidas ficam bacanas em uma paródia. Dê preferência a baladas do tipo pop ou rock, que todos conhecem e são fáceis de cantar, tocar e assimilar. 2- Defina o uso ou não de instrumentos: A paródia
Quais são os tipos de paródia?
Primeiramente, é importante saber que a paródia – imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária – não está restrita apenas às músicas. O prof. Roberto Lima, ao escrever sobre tipos de paródia, distingue quatro tipos principais que podem ser utilizados em sala de aula.