O que é uma pesquisa fenomenológica?
Índice
- O que é uma pesquisa fenomenológica?
- O que é pesquisa qualitativa fenomenológica?
- O que é fenomenologia e como se dá seu método frente ao objeto de pesquisa?
- O que permite a entrevista de base fenomenológica?
- Qual é o foco da fenomenologia?
- O que defende a fenomenologia de Husserl?
- Quais são as pesquisas que utilizam o método fenomenológico?
- Quais são as pesquisas centradas na fenomenologia?
- Quais são as pesquisas de cunho fenomenológico?
- Quais são as abordagens da fenomenologia?
O que é uma pesquisa fenomenológica?
A pesquisa fenomenológica é um tipo de pesquisa que busca descrever e interpretar os fenômenos que se apresentam à percepção. Seus fundamentos são encontrados na Fenomenologia. A pesquisa fenomenológica busca a interpretação do mundo através da consciência do sujeito formulada com base em suas experiências.
O que é pesquisa qualitativa fenomenológica?
Resumo: A modalidade de pesquisa qualitativa de base fenomenológica é uma proposição metodológica definida nas Ciências Humanas como possibilidade de estudos em diversas áreas do conhecimento científico. ... Keywords: Qualitative research; Phenomenology; Methodology.
O que é fenomenologia e como se dá seu método frente ao objeto de pesquisa?
Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p. 18).
O que permite a entrevista de base fenomenológica?
O que permite a entrevista de base fenomenológica? O acesso à verdade. O acesso ao experimentado. O acesso ao sofrimento psíquico.
Qual é o foco da fenomenologia?
O objetivo da fenomenologia é conhecer os fenômenos tal como eles se apresentam na consciência humana. Assim, a proposta é a de suspender, à princípio, as generalizações científicas ou filosóficas: o início da investigação deve ser o próprio fenômeno.
O que defende a fenomenologia de Husserl?
A fenomenologia é um estudo que fundamenta o conhecimento nos fenômenos da consciência. Para ele, o mundo só pode ser compreendido a partir da forma como se manifesta, ou seja, como aparece para a consciência humana. ... Não há um mundo em si e nem uma consciência em si.
Quais são as pesquisas que utilizam o método fenomenológico?
Alguns exemplos de pesquisas que utilizam o método fenomenológico poderiam ser citados para um melhor entendimento, tais como: pesquisas que estudem as experiências de pacientes com qualquer tipo de doença na área da saúde; estudos sobre os aspectos subjetivos do corpo, do esporte, do desejo, da autoestima;
Quais são as pesquisas centradas na fenomenologia?
As pesquisas científicas centradas na fenomenologia emergem do anseio em se contrapor às pesquisas positivistas no que diz respeito à rigidez metodológica e processos de pesquisa altamente estruturados. Pode-se dizer que o enfoque fenomenológico é o extremo oposto do positivista nesse quesito.
Quais são as pesquisas de cunho fenomenológico?
Destaca assim, que as pesquisas com base na fenomenologia são investigações universais de essências para objetividades universais, denominando a fenomenologia de doutrina universal das essências. Para o pensador, as pesquisas de cunho fenomenológico partem da vivência individual e singular para se tornarem vivências universalizadas.
Quais são as abordagens da fenomenologia?
Duas abordagens da fenomenologia são destacadas: a fenomenologia hermenêutica e a fenomenologia empírica, transcendental ou psicológica. a) Fenomenologia Hermenêutica: é uma pesquisa orientada para a experiência vivida (fenomenologia) interpretando os “textos” da vida.