O que é uma peça em direito?
O que é uma peça em direito?
1) Conceito: Peça Processual é o que instaura o processo jurídico, levando ao Juiz-Estado os fatos constitutivos do direito, denominados de causa de pedir, fatos e fundamentos e o pedido.
Como montar uma peça de direito?
Como fazer uma peça jurídica: itens obrigatórios
- Especificar corretamente o endereçamento. Para quem se quer enviar a peça jurídica? ...
- Definir corretamente o fato. ...
- Especificar o Direito. ...
- Ter bem claro o pedido. ...
- Valor da causa. ...
- Descrição das provas para comprovar a verdade. ...
- Citação do réu. ...
- Clareza e objetividade.
Quais são os tipos de peças processuais?
Vejamos, portanto, agora o que cada um desses requisitos representa em uma petição inicial, uma das mais importantes peças processuais em juízo.
- ENDEREÇAMENTO. ...
- QUALIFICAÇÃO. ...
- FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS. ...
- PEDIDO. ...
- VALOR DA CAUSA. ...
- PROVAS. ...
- OPÇÃO POR AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO OU MEDIAÇÃO.
Como melhorar a elaboração de peças processuais?
Uma ideia simples é melhorar a elaboração de nossas peças processuais. Apesar de algumas dessas peças possuírem requisitos próprios, como é o caso dos recursos extraordinários, por exemplo, pode-se criar um conjunto de dicas valiosas para melhorar e agilizar sua produção. 1. Organização das ideias em sua peça processual
Por que é importante elaborar uma peça processual?
Profissionais que atuam principalmente nas áreas do Direito, com foco contencioso, sabem que elaborar uma peça processual é sempre um desafio. Primeiro, porque cada caso é um caso e cada cliente é um cliente. Segundo, porque, cada vez mais, os advogados têm menos tempo para se dedicar à elaboração de uma peça processual.
Quem é o juiz da peça processual?
A primeira parte das peças jurídicas, em geral, definem quem é o juízo que recebe à peça. Ou seja, a quem a peça processual é endereçada. Em geral, portanto, inicia-se a peça processual do seguinte modo: EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ……
Quais são as peças processuais?
De acordo com a regra, as peças processuais devem apresentar os seguintes temas: endereçamento (juízo competente), nome da peça, fatos e fundamentos jurídicos e, por fim, pedidos. Com a estrutura já pré-definida, partiremos para a escrita, em que o uso da língua deve ser feito com bastante atenção, sendo objetivo e sem muitos exageros.