Pode fazer prova de vida por procuração?
Pode fazer prova de vida por procuração?
Beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) podem realizar a prova de vida por meio dos aplicativos Meu gov.br e Meu INSS, pelo site, em caixas eletrônicos ou até por procuração. A medida tem o objetivo de evitar aglomerações durante a pandemia.
O que precisa para fazer prova de vida?
Para realizar a Prova de Vida, basta se dirigir à agência bancária em que você recebe seu benefício e apresentar um documento com foto – pode ser o RG, Carteira de Trabalho ou a Carteira de Motorista. Inclusive, alguns bancos já realizam a Prova de Vida através de biometria.
Como é possível a prova de vida ser realizada através de um procurador?
Embora seja possível a prova de vida ser realizada através de um procurador, é necessário que essa pessoa seja previamente cadastrada no INSS como tal.
Como faço para realizar a prova de vida?
A Portaria 810, publicada semana passada (27), autorizou os bancos a realizar a prova de vida por meio de procurador ou representante legal sem registro prévio junto ao INSS. Por isso, deixei um modelo bem básico da Procuração que pode ser usada caso o beneficiário não tenha condições de comparecer à agência bancária e realizar a prova de vida.
Qual a validade de uma procuração?
Caso não esteja explícito, a validade de uma procuração é por tempo indeterminado. Alguns tipos de procuração tem o seu prazo de validade previsto por lei, como por exemplo para realização de casamentos. No caso de procuração particular, é comum realizar o reconhecimento de firma do outorgante e do outorgado.
Como prosseguir a procuração?
Antes de prosseguir, será necessário atualizar os dados de contato e, por fim, fornecer as informações necessárias para concluir o cadastramento ou renovação da procuração INSS. IMPORTANTE: o requerimento deverá ser realizado pelo procurador. Caso contrário, será aberta exigência para apresentação do termo de responsabilidade.