Como se faz uma radiografia odontológica?

Índice

Como se faz uma radiografia odontológica?

Como se faz uma radiografia odontológica?

Para realizar esse exame, o paciente precisa colocar uma película radiográfica na boca. Na sequência, o dentista ou técnico em radiologia posiciona o paciente no mesmo ângulo da oclusão do paciente, de maneira perpendicular e faz a coleta da imagem.

Quem pode fazer radiologia Odontológica?

Quem pode fazer radiologia odontológica? Para trabalhar na área da radiologia odontológica, é necessário possuir um curso técnico ou de tecnólogo em radiologia.

O que é a radiologia odontológica?

Radiologia Odontológica e Imaginologia é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas.

Quais indicações da radiografia oclusal?

Indicações da Radiografia oclusal A radiografia oclusal auxilia o dentista em análises para procedimentos cirúrgicos, avaliação de tratamentos ortopédicos, análise sobre o crescimento de crianças, visualização de lesões císticas ou neoplásicas e verificação da existência de cálculos nas glândulas salivares.

Quais são as radiografias mais utilizadas em Odontologia?

Como vimos as radiografias periapicais e a ortopantomografia são os dois tipos de radiografias mais utilizadas em odontologia. Para além destas, a radiografia interproximal e a radiografia oclusal estão também entre as mais usadas, como descrevemos de seguida.

Como foi desenvolvida a radiografia panorâmica odontológica?

Como a radiografia panorâmica odontológica foi desenvolvida? Cinco meses após a descoberta dos raios-x por Wilhelm Conrad Roentgen, em 1895, a Odontologia já dava seus primeiros passos com a técnica, criando a primeira radiografia dental. Mas os primeiros estudos sobre a técnica panorâmica datam da década de 1920.

Quando devem ser arquivadas as radiografias?

As radiografias devem ser arquivadas junto ao prontuário clínico do paciente em ótimas condições de armazenagem, durante um período mínimo de 20 anos, como preconizado pela Odontologia Legal.

Qual é a interpretação radiográfica?

Por conseguinte, a interpretação radiográfica contempla a descrição de toda a informação que possa estar contida nas imagens radiográficas para captar as características de cada uma delas. Desta forma, se complementarmos as radiografias com um estudo clínico do paciente, podem realizar-se diagnósticos odontológicos muito mais precisos e acertados.

Postagens relacionadas: