O que é reescrita e textualização?
O que é reescrita e textualização?
Em todas as situações de reescrita realizamos com os alunos algumas etapas: o planejamento do texto, a produção de textos intermediários (a partir de leituras e análises do texto-fonte), a textualização (escrita ou digitada) e as revisões do texto. Todas estas etapas são consideradas como conteúdos de ensino.
Por que reescrever?
Além do mais, reescrever um texto conhecido permite ao aluno não se preocupar, naquele momento, com a invenção do conteúdo e sim se focar na forma do texto, na escolha das palavras, para atingir e surpreender o leitor em potencial.
Como reescrever um texto?
No jargão da didática de leitura e escrita, reescrever um texto não é corrigi-lo ou revisá-lo, como faz supor o senso comum. No contexto da disciplina, reescrever é contar, com as próprias palavras, uma história conhecida, com a qual a turma já está bem familiarizada. É bem provável que você já saiba disso e utilize a estratégia com a garotada.
Por que a reescrita é tão importante?
A reescrita é tão importante quanto a escrita, visto que, dificilmente, sobretudo para os escritores mais cuidadosos, chegamos ao resultado que julgamos ideal na primeira tentativa. Aquele que observa um resultado ruim na primeira versão que escreveu terá, na reescrita, a possibilidade de alcançar um resultado satisfatório.
Quais são os objetivos das aulas de reescrita?
O link abaixo traz uma explicação bem elaborada sobre os objetivos do trabalho com as reescritas, que colaboram para a compreensão do professor sobre a importância desse tipo de atividade, principalmente para alunos em fase inicial da escrita. Os livros abaixo apresentam lendas e contos africanos que podem servir para outras aulas de reescrita:
Como podemos certificar-nos que nosso texto é bom?
Relendo, certificamo-nos de que nosso texto é bom, ou o contrário, podemos, através desse simples ato que requer apenas nossa atenção, reescrever aquilo que está ruim, mal construído ou até mesmo ininteligível. Demanda tempo, mas é uma atividade indispensável, principalmente para quem quer ser compreendido.